Casa do Pequeno Príncipe, em Itaipava, hospedará as sobrinhas-netas de Saint-Exupéry no fim de semana

Por Aghata Paredes

José Augusto Wanderley, proprietário da Casa do Pequeno Príncipe, em Itaipava, receberá Roseline de Giraud d’Agay Sartre e Sophie de Giraud d’Agay Halleux, filhas de Gabrielle de Saint-Exupéry, para um city tour na cidade imperial

Você já ouviu falar num local chamado La Grande Vallée, em Itaipava? Conhecida como Casa do Pequeno Príncipe, o local pertenceu a um piloto nos tempos áureos da aviação, Marcel Reine. Naquela época, enquanto proprietário, Reine trazia para Petrópolis Saint-Exupéry, autor conhecido e admirado em todo o mundo, além de muitos outros companheiros e apaixonados pela Aéropostale. 

Atualmente, é José Augusto Wanderley quem cuida, organiza e mantém uma ampla coleção de edições do clássico mundial, O Pequeno Príncipe, na casa. Em sua grande biblioteca, dedicada especialmente à aviação e ao piloto francês, podem ser encontradas edições em inglês, francês, chinês, árabe, braille e muitas outras.

Foto: Divulgação

Exposição no Rio celebra 80 anos do clássico mundial – Nesta quarta-feira (04), em homenagem aos 80 anos do sucesso mundial de O Pequeno Príncipe, o Shopping RioSul vai inaugurar a exposição “Pegadas do Pequeno Príncipe”. Com curadoria de Mônica Cristina Corrêa, a exposição contará com 10 salas. Ao longo da visitação, o público terá a oportunidade de fazer uma longa viagem pelo universo de Antoine de Saint-Exupéry. 

Convidadas ilustres, Roseline de Giraud d’Agay Sartre e Sophie de Giraud d’Agay Halleux, filhas de Gabrielle de Saint-Exupéry, estarão no Brasil para prestigiar a exposição, que tem por intuito permitir ao público uma visita ao início do século passado através do mobiliário, trilha sonora, figurinos, objetos pessoais e rascunhos do escritor, até as páginas do livro. Na ocasião de sua vinda ao Brasil, ambas ficarão hospedadas na Casa do Pequeno Príncipe, em Petrópolis.

“Por sermos uma propriedade que o autor frequentou e uma atração que tem como missão manter viva a sua memória e o seu legado, não poderíamos deixar de apoiar a realização dessa iniciativa.”, conta José Augusto Wanderley, proprietário da Casa do Pequeno Príncipe.

Foto: Divulgação

Questionado sobre a sensação de hospedar parte da família de Exupéry, José Augusto comemora o interesse de Roseline e Sophie não só pela casa, mas por Petrópolis. “Saint-Exupéry viveu em nossa cidade imperial. Depois de saber da vinda delas, passei a procurar um hotel na região para hospedá-las, e eis que fui surpreendido pela resposta de que elas gostariam de se hospedar na La Grande Vallée, assim como Saint-Exupéry fez tantos anos atrás, entre uma escala e outra na sua função de piloto.”

Roseline e Sophie ficarão hospedadas na Casa nos dias 7 e 8 de outubro. No fim de semana, elas conhecerão cartões-postais importantes de Petrópolis, como o Museu Imperial, o Palácio Quitandinha e A Encantada, de Santos Dumont. Na ocasião de sua visita à Encantada, haverá uma coletiva de imprensa e um destaque, pelo olhar de José Augusto Wanderley, sobre os 150 anos de Santos Dumont, os 90 da Airfrance, sucessora da Aéropostale, companhia aérea onde trabalhou Saint-Exupéry, e os 80 anos da obra O Pequeno Príncipe.

Para saber mais sobre a exposição no Shopping RioSul, acesse o site. Para agendar uma visita à Casa do Pequeno Príncipe, em Petrópolis, basta entrar em contato através do número (21) 99354-3179. A visitação pode ser feita de quinta a domingo, sempre com agendamento.

Últimas