Casal marca encontro por aplicativo, se perde em trilha e é resgatado por bombeiros

14/05/2019 12:01

Um encontro combinado por um aplicativo de celular  por pouco não terminou em tragédia. Um casal de jovens da Baixada Fluminense foi acampar na montanha conhecida como Alto da Ventania, se perdeu e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. A operação durou quase 12 horas e mobilizou equipes de dois batalhões – 15º Grupamento Bombeiro Militar (Petrópolis) e 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (Magé). 

O homem, de 22 anos, e a mulher, de 19, entraram na mata na quinta-feira (9), por Santo Aleixo, em Magé, com a intenção de acampar no Alto da Ventania. Já no sábado pela manhã, quando tentaram retornar para Santo Aleixo, saíram da trilha principal e acabaram perdidos. Só se deram conta de que tinham saído da trilha no fim da tarde, quando chegaram a uma torre da Enel que fica na travessia entre os municípios de Petrópolis e Magé.

Leia também: Montanhismo: confira sete trilhas para fazer em Petrópolis

Segundo informações do 15º GBM, os militares foram acionados por volta de 19h. Na torre, os jovens conseguiram contato com familiares que acionaram o socorro. Uma equipe do 15º GBM iniciou as buscas por Petrópolis, e outra do 2º GSFMA iniciou por Magé. Segundo os militares, a equipe de Petrópolis conseguiu localizar os jovens já no início da madrugada. Foram mais de quatro horas de buscas até encontrar o encontrá-los. Apesar do susto, o casal passava bem. A equipe retornou com os jovens já quase 7h. 

Leia também: Trilhas e montanhas: beleza que depende de cuidado e fiscalização

O comandante do 15º GBM, tenente-coronel Gil Kempers, alerta sobre os riscos de acampar em locais desconhecidos e, principalmente, sair de trilhas já demarcadas e sinalizadas. Com o início da temporada de montanhismo, a procura por trilhas e visita as montanhas aumenta. “A primeira coisa é procurar trilhas que sejam sinalizadas e cadastradas. É importante se manter nas trilhas e não procurar trilhas alternativas, ou desbravá-las. Sempre deixe um parente avisado, informe ao CBMERJ ou ao órgão responsável pela trilha”, frisa. O Comandante ressalta que é importante buscar um guia especializado para fazer esse tipo de passeio. Escolher equipamentos adequados, roupas, calçados, alimentação e hidratação. “Condições de risco que podem ser minimizadas se seguirem as recomendações de segurança”. 

Leia também: Socorristas comemoram sucesso do resgate de estudante francês

Últimas