Catecismo maior de Lutero
Terceiro mandamento
“Lembra-te do dia do de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas pra dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. (Êx. 20.8-11)
“Santifique o dia do descanso.” (Cat. Menor)
Dia de descanso é a nossa tradução do termo hebraico sabbath, que significa repousar, descansar do trabalho.
No Antigo Testamento, Deus destacou o sétimo dia, instituindo-o como dia de repouso e ordenando que fosse santificado acima dos demais. Este mandamento foi instituído para os judeus apenas no sentido de que deviam parar o trabalha pesado e repousar para que as pessoas e os animais se recuperassem e não ficassem debilitados pela labuta constante.
Mais importante ainda é que nesse dia de repouso se tome tempo para cuidar do culto. Assim, as pessoas podem se reunir para ouvir e tratar da Palavra de Deus, louvar a Deus, cantar e orar. Entendo que isso não está vinculado a um tempo determinado, de modo que tenha que ser este ou aquele dia, pois nenhum dia, por si mesmo, é melhor que outro. Na verdade, o culto deveria acontecer diariamente. Mas como o povo em geral não poderia praticá-lo, é preciso escolher pelo menos um dia por semana para tal. Como desde a Antiguidade se determinou o domingo para esse fim, que assim permaneça, para que as coisas funcionem dentro de uma ordem aceita por todos e ninguém gere desordem por inovação desnecessária.
Mas o repouso não deve se entendido de forma tão estreita a ponto de se proibir algum trabalho casual imprescindível.
Santificar o dia de repouso é o mesmo que dizer mantê-lo santo. E qual é o sentido de “manter santo”? Nada mais do que falar, agir e viver de maneira santa. Ele se torna santo ou profano por causa de você, dependendo se você nele praticar coisas santa ou profanas. Essa santificação se dá tratando da Palavra de Deus e exercitando-a.
Nós, cristãos, devemos observar esse dia santo o tempo todo, dedicando-nos apenas a coisas santas, ocupando-nos diariamente com a Palavra de Deus. Mas como nem todos dispõem de tempo para tanto, precisamos dedicar algumas horas todas as semanas para todo o povo, utilizando este tempo exclusivamente para tratar da Palavra de Deus, incutindo os Dez Mandamentos, o Credo, o Pai Nosso, assim regulando toda a nossa vida pela Palavra de Deus. Um dia santo autêntico é celebrado quando isso estiver em pleno vigor.
Pois descansar e entregar-se ao ócio os não cristãos também sabem fazer.
A ênfase deste mandamento está não no repouso, mas no santificar. Nesse dia cabe uma atividade sagrada especial. Para que isso também suceda publicamente, foram estabelecidos lugares, ocasiões, pessoas e toda a forma exterior de culto.
Pecam contra este mandamento aquelas pessoas que abusam grosseiramente do dia de repouso, profanando-o, também aquelas que deixam de ouvir a Palavra de Deus ou ficam se encostando pelas bodegas, bêbados como porcos, mais tantos outros que escutam a Palavra de Deus como uma bobagem qualquer e só por hábito vão e voltam da pregação, mas, passando um ano inteiro, não sabem mais do que antes.
Atente para o seguinte: mesmo que você conheça a Palavra com perfeição, você diariamente estará sob o domínio do diabo, que dia e noite se acerca de você.
Quando a Palavra é encarada com seriedade, ouvida e refletida, ela tem força, jamais deixando de dar fruto, mas despertando sempre novo entendimento, criando coração e pensamentos puros.
(Fonte: Cat. Maior de Lutero, p. 37-42)
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Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703