CDDH inaugura exposição de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

18/05/2023 17:33
Por Enzo Gabriel

A data 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nesse contexto, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos criou uma exposição com diversas informações sobre o tema, buscando dar mais visibilidade ao assunto.

Toda a campanha está englobada no Maio Laranja, mês escolhido para que ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes sejam realizadas.

Maio Laranja no CDDH. Foto: Divulgação

A exposição estará disponível na sede do CDDH, na Rua Monsenhor Bacelar, 400, no Centro, das 14h às 17h, até o fim deste mês.

18 de Maio

A data foi instituída em 2000 através do projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens no dia 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo. Exatos 50 anos depois, o crime segue impune.

Maio Laranja

No site oficial da campanha Maio Laranja, a importância da discussão sobre o tema é explicada: “Temos o sonho de que esta data e este mês estejam na memória de cada brasileiro não somente neste, mas em todos os anos. Somos uma campanha de conscientização e, sendo assim, acreditamos que para combater qualquer problema é necessário conhecê-lo. Precisamos discutir e provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes aqui no Brasil.”

Segundo dados expostos pela campanha, a cada hora, três crianças são vítimas de abusos no Brasil e cerca de 51% delas têm entre 1 e 5 anos de idade. Além disso, todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país, sendo que indícios apontam que somente 7,5% dos casos são denunciados às autoridades.

Disque 100

O Dique Direitos Humanos – Disque 100 é um serviço de de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. Considerado como um “pronto socorro” dos direitos humanos, atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.

O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer aparelho fixo ou móvel, bastando discar 100.

Últimas