Celebração do Domingo de Ramos abre a Semana Santa da Diocese de Petrópolis

25/mar 19:32
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Com a celebração do Domingo de Ramos, a Diocese de Petrópolis abriu a Semana Santa, que será concluída com a Vigília Pascal, celebrando a ressurreição de Jesus Cristo. O bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado celebrou, neste domingo (24), a missa de ramos, na Catedral São Pedro de Alcântara, e abriu oficialmente as celebrações ao afirmar que “durante as cinco semanas da quaresma, preparamos nosso coração pela penitência e obras de caridade. Hoje, aqui nos reunimos com toda igreja a celebração do mistério pascal de Nosso Senhor, sua morte e ressurreição”.

Leia Também: Diocese de Petrópolis divulga programação da Semana Santa nas paróquias

Concelebrada pelo Pároco da Catedral, Padre Adenilson Ferreira, a missa foi assistida pelos diáconos permanentes Marco Aurélio de Carvalho e Rafael Sutter de Oliveira e animada pelo Coral da Catedral, tendo como regente, o Vigário Paroquial, Padre Luiz Felipe Nunes da Anunciação.

Em sua homilia, Dom Joel ressaltou a importância da Semana Santa, frisando que ela deve ser vivida como um retiro. “Iniciamos a semana maior, a grande semana da nossa fé, a Semana Santa como nós a conhecemos e se há um jeito de vivê-la é como um grande retiro. Se no passado nós tivemos ajuda, a facilitação do ambiente ao nosso redor, com até mesmo as rádios mudando as músicas que tocavam. A programação era diferente, hoje, a vida é muitas vezes corrida, pelo menos até a quinta-feira e para alguns, a sexta-feira santa acaba sendo como que um dia usual”.

O bispo diocesano ainda conclama para que possamos viver a Semana Santa com a expectativa de permitir que Jesus ressuscite em nossos corações. “Uma coisa é certa, nós precisamos celebrar o domingo que vem com o nosso coração, abrindo um espaço ainda maior para Jesus, se me permitem uma comparação, como Jesus ressuscitasse no nosso coração. Por isso, cada dia dessa semana tem que ser vivido com muita intensidade, saboreando cada parte, cada degrau que a mãe igreja”.

Toda a programação, de todas as paróquias da Diocese de Petrópolis, pode ser acessada através do site da Diocese.

Últimas