Cemitério Municipal recebe serviços de limpeza e pintura para o Dia de Finados
A Prefeitura está realizando limpeza e pintura dos cemitérios da cidade em preparação para o Dia de Finados. Desde o início de outubro, já foram retiradas mais de 45 toneladas de entulho e lixo (como flores mortas e outros objetos) apenas do Cemitério Municipal, no Centro. Ontem (25), 50 pessoas, entre funcionários da Secretaria de Serviços e da Comdep, trabalharam na área.
O Cemitério do Centro é o maior da cidade, com mais de oito mil covas, quase 2,5 mil gavetas e 1,5 mil covas rasas. Além dele, há mais seis cemitérios – Itaipava, Secretário, Vale das Videiras, Brejal, Garibu (Posse) e Quarteirão Worms (km 92 da BR-040). Todas eles estão recebendo ações de conservação para receber parentes e amigos que vão visitar os túmulos no dia 2 de novembro.
O cemitério do Centro abriga os jazigos de personalidades importante da história do país e também figuras de renome internacional, como é o caso do escritor austríaco Stefan Zweig, um dos mais visitados em Petrópolis e que, no fim de setembro, foi visitado pelo presidente do Parlamento Alemão, Norbert Lammert, em ação que lembrava os 75 anos de morte de Zweig.
Também em Petrópolis estão enterrados o marechal Hermes da Fonseca; o embaixador americano no Brasil na década de 1920, Edwin Morgan; o apresentador e compositor Flavio Cavalcanti; o projetista de Petrópolis, major Júlio Frederico Koeler (os restos mortais hoje ficam na praça em frente à Catedral São Pedro de Alcântara); o poeta Raul de Leoni; e o médico e político Nelson de Sá Earp.