Centenários, Serrano e Goytacaz jogam de olho no G-8

04/11/2020 09:53

Pela terceira rodada da Taça Corcovado (segundo turno), jogam nesta quarta-feira Serrano e Goytacáz, dois dos clubes centenários que já viveram boas fases na elite do futebol do Rio e hoje medem forças em situação bem diferentes. A vitória, seja lá para quem for, trará alívio porque ambos ainda não venceram nesta fase e seguem lutando pelo F-8 (grupo de times que permanecerá na Série B1 em 2021).

O Goytacáz subirá a serra certamente preocupado com seu momento no Estadual. Foi derrotado por 1 a 0 para o Maricá e levou 2 a 0 para o Gonçalense, este no último fim de semana. As duas derrotas empurraram o tradicional clube de Campos para a última colocação do grupo “B” e 11º no geral de pontos, ou seja, se o campeonato terminasse hoje estaria rebaixado para a A-2 do ano que vem.

Já o Serrano traz uma esperança para o seu torcedor. No sábado passado, em Saquarema, perdia por 2 a 0 pro Sampaio Corrêa e buscou o empate na garra, uma demonstração que existe a confiança de lutar por uma vaga na semifinal do segundo turno do Estadual da Série B1. Por isso, acredita que a vitória pode recolocar na briga da semi e subir na classificação dos dois turnos. Atualmente é o oitavo melhor, no limite para evitar o descenso.

Se depender dos números dos confrontos entre os clubes nos últimos três anos, o Goytacaz entra para o derby do interior com vantagem. Em 2017, pelo primeiro turno os campistas venceram por 1 a 0 e, em 2019, vitória no segundo turno por 2 a 0 sobre o Leão da Serra no estádio Ary de Carvalho. Por outro lado, os jogadores do Serrano têm um motivo a mais para superar o rival auricerúleo.

Recordação: goleada de Petrópolis e crônica de Nelson Rodrigues

O jornalista Leonni Pissurno traz uma boa recordação de uma crônica, escrita por Nelson Rodrigues em fevereiro de 1969, quando a seleção de futebol de Petrópolis recebeu um time suíço chamado kusnacht e goleou por 9 a 0. É uma lembrança de um tempo em que o futebol da cidade viveu seu auge, tendo sido bicampeão estadual (1968/1970) com o toque de genialidade de Rodrigues. Simplesmente demais.

Recordação: goleada de Petrópolis e crônica de Nelson Rodrigues 2

Reproduzo um parágrafo do texto de Nelson Rodrigues sobre o amistoso. “Justiça se lhes faça: eles correram os 90 minutos com uma saúde de vaca premiada. São bons de bola, se é que um suíço pode ser bom de bola. Mas o jogo foi em Petrópolis, onde, repito, o petropolitano chega a ser invencível. E vencemos. Mas não pensem que foi uma vitória banal, por um escore casto, digno de 1×0, 2×1 ou 3×2. Seria muito pouco para a fome petropolitana. Os locais enfiaram nove. Exatamente: nove”.

Giugiu confirmada no Desafio dos Gigantes de MTB

Depois deter se tornado a piloto mais jovem a conquistar um Brasileiro na Elite, a petropolitana Giuliana Salvini Morgen, a Giugiu, mira uma vitória no Desafio dos Gigantes de Mountain Bike, que acontecerá nos dias sete e oito deste mês na cidade de Santana dos Montes, interior de Minas Gerais. Esta prova só é permitida a presença de pilotos convidados e tem repercussão internacional.

Copa de tênis mirim tem seus primeiros campeões

A Copa Édler de Tênis mirim acontece semanalmente nas quadras do Petropolitano, no bairro Valparaíso. Respeitando rigorosamente todos os protocolos, meninos e meninas mostram talento na pequena competição de cunho pedagógico. Os vencedores: Iniciantes (9/10 anos: Antônio e Daniel, Guga veio em segundo; 9/11 anos – Rodrigo e Gabriel; em segundo Guigui e Lucas. Os jogos acontecem semanalmente em sistema de meeting.

Leven Siano sobe a serra para conversar com vascaínos petropolitanos nesta quarta-feira

A eleição presidencial do Vasco está prevista para o próximo sábado. Mas nesta quarta-feira, um dos candidatos sobe a serra para conversar com os petropolitanos: trata-se de Leven Siano, que havia adiado uma vez sua presença aqui e que às 19h30 vai bater um papo com a galera local na Cervejaria Bohemia. Após esse compromisso, os torcedores irão para o Rinque Marowill, onde às 21h30 o time de futebol enfrenta o Caracas pelo jogo da volta pela Copa Sul-americana. 

Datafolha: Bicicleta e aplicativos de viagem são os transportes mais seguros

A pandemia do Covid-19 trouxe profundas mudanças na forma como as pessoas se movimentam pelas cidades e isso está refletido na pesquisa do Datafolha, encomendada pela Uber, para entender o futuro da mobilidade no País. De acordo com o levantamento, 38% dos brasileiros que não possuem veículo próprio acreditam que a bicicleta é o meio mais seguro para se locomover, empatado tecnicamente pela margem de erro com aplicativos como Uber (35%), que vem logo em seguida. Táxi (9%) aparece depois em terceiro e o transporte público atingiu apenas 4% de preferência na opinião dos entrevistados.

Curtas

Dudu Monsanto narrou para o Canal Leão da Serra – De férias em Petrópolis, o líder do Movimento Frente Azul, que fez a gestão do futebol do Serrano de 2016 a 2019, Dudu Monsanto, narrou a derrota do Serrano para o Campos, por 1 a 0. Ele mostrou o porqu^}e de ser um dos cinco melhores do país nesse quesito. 

Pedro do Rio a uma vitória da classificação – No sábado, o Pedro do Rio entra na quadra para enfrentar a Afase, às 15 horas no Ginásio do Complexo Esportivo Miécimo da Silva. Uma vitória garante a classificação matemática da equipe petropolitana para as quartas de final com uma rodada de antecedência.

Estreia com categoria, avalia Mattheis – A estreia de Rubens Barrichello no Sertões, o maior rally das Américas, não poderia ter sido em condição mais extrema: a etapa 2 da edição 2020 foi considerada uma das cinco mais difíceis de todos os tempos, “no estilo Dakar”, como definiu seu chefe de equipe, o petropolitano Rodolpho Mattheis.

A escuderia do petropolitano – A equipe RMattheis foi criada em 2012 com a parceria de Rodolpho Mattheis e seu pai Andreas, dois dos chefes de equipes mais vitoriosos da Stock Car atual. A equipe de Petrópolis sempre contou com pilotos de histórico vencedor no grid, conquistando seus primeiros triunfos ainda no ano de criação do time.

Rodada tripla na Stock Car – Após um hiato de um ano, o Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná, volta a receber corridas da Stock Car. As etapas 8 e 9 da temporada 2020 serão realizadas na pista neste fim de semana em um formato de rodada tripla, bem parecida com o que a categoria fez em Cascavel, também no estado, no começo de outubro.

Últimas