Centro de Imagens do HAC vai abrir aos sábados e domingos para exames de ressonância magnética

16/03/2017 16:55

O Centro de Imagens do Hospital Alcides Carneiro vai abrir aos sábados e domingos para exames de ressonância magnética. A medida, anunciada na manhã de ontem em solenidade que fez parte da programação de aniversário da cidade, é zerar a fila de espera pelo exame, hoje com mais de 4 mil pessoas. Na próxima segunda-feira (20), os primeiros procedimentos serão realizados em pacientes internados na unidade e na rede. 

O Centro de Imagens conta ainda com recepção, salas de exames e de laudos e um novo sistema de digitalização de resultados. A partir da nova tecnologia, os médicos poderão acessar os resultados à distância, pela internet. O prefeito Bernardo Rossi afirmou que o espaço proporcionará ao paciente mais qualidade, agilidade e segurança na definição do diagnóstico e tratamento.

“Estamos dando um presente para a cidade em seu aniversário com a inauguração do Centro de Imagens, mas principalmente com a ativação da ressonância. O aparelho ficou um ano parado e no início do governo, há dois meses apenas, elegemos como prioridade colocar a ressonância em funcionamento e hoje temos essa inauguração emblemática de muitas que virão”, anunciou Bernardo Rossi.

Adquirido com verbas federais de emenda do deputado federal Hugo Leal de R$ 2,8 milhões e R$ 864 mil de investimento do município, o aparelho de ressonância – comprado há um ano – não entrou em funcionamento, porque a obra de instalação não foi concluída pelo governo anterior. A máquina realiza uma média de 20 exames por dia, mas o prefeito Bernardo Rossi já autorizou a realização de mutirões de exames. 

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explicou que, para viabilizar os mutirões, será necessária uma programação junto às equipes médica e técnica. “A coordenação do centro de imagens já nos sinalizou que há a possibilidade de realizarmos os mutirões cabendo apenas uma organização de protocolos junto às equipes. Nessas três semanas ocorrerão os treinamentos e realização dos exames iniciais, por conta disso, esperamos que em curto prazo os mutirões possam começar a acontecer”, comenta Silmar Fortes.

Centro de Imagens tem recepção com entrada independente e agilidade no atendimento

O Centro de Imagem passará a contar com uma moderna sala de laudos e com um sistema de digitalização de resultados para os exames: raios-X, tomografia, ultrassonografia, mamografia e ressonância magnética. A diretora do Alcides Carneiro, Ronye Faraco, explicou que, com a nova tecnologia, o serviço ganhará mais qualidade e segurança.

“Com a digitalização dos resultados, os médicos poderão acessar os exames pela internet e isso traz mais rapidez na discussão dos casos clínicos, definição de diagnóstico e início do tratamento com mais segurança, uma vez que a imagem digital tem mais qualidade do que a revelada em filme”, analisa Ronye Faraco.


Últimas