Charreteiros fazem manifestação no Centro Histórico e pedem garantias de emprego

16/02/2021 12:26
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Um grupo de charreteiros promoveu uma manifestação na manhã desta terça-feira (16) em frente ao Museu Imperial, no Centro Histórico. Eles pediam garantias de emprego com a substituição das charretes. O transporte turístico com tração animal – chamado de Vitórias – foi encerrado na cidade em 2018 após um plebiscito. Mais de 117 mil pessoas votaram contra a manutenção da atividade.

“Queremos a garantia de que vamos trabalhar quando os novos transportes começarem a funcionar. Essa foi a promessa feita para a gente quando fizeram a campanha pelo fim das charretes”, disse Carlos Pitzer, de 57 anos. Ele trabalhou em uma “Vitória” por 36 anos e com o fim do transporte ele vive de “bicos”.

Carlos disse ainda que vendeu todos os cavalos que usava em sua charrete. “Todo mundo fez isso porque não tinha como manter os animais. Muitos foram vendidos para charreteiros na Baixada”, contou o ex-charreteiro.

O novo transporte que irá substituir as “Vitórias” ainda não foi definido pela Prefeitura. Esta semana, o governo municipal iniciou a circulação de alguns carros turísticos em caráter experimental. Os veículos tiveram permissão para trafegar pela cidade entre os dias 12 e 17 deste mês como forma de alavancar o turismo.

A Prefeitura informou, por meio da assessoria de Comunicação, que a circulação dos veículos turísticos não tem relação com o serviço de vitórias, para o qual há regras específicas em função de todo o processo realizado após o plebiscito, em 2018. O governo municipal lembra ainda, que na época, ficou definida a substituição das charretes puxadas por tração animal pelas elétricas.

Sobre a garantia de emprego para os profissionais, a prefeitura destacou em nota que a empresa que manifestou interesse, apresentou plano de trabalho prevendo o aproveitamento da mão-de-obra das charretes. A Prefeitura destacou que acompanha a preparação da empresa para a prestação do serviço.

A redação da Tribuna solicitou posicionamento do setor responsável na Prefeitura e aguarda retorno.

Últimas