Charretes elétricas para passeios turísticos entram em operação definitiva em novembro

25/09/2021 15:16
Por Redação / Tribuna de Petrópolis

Três anos após o plebiscito que decretou o fim das Vitórias (charretes com tração animal) em Petrópolis, a prefeitura anunciou que em novembro deste ano, os veículos elétricos para passeios turísticos entrarão definitivamente em operação na cidade. Uma charrete elétrica já esta circulando em caráter experimental pelas ruas do Centro Histórico. Neste primeiro momento, o serviço estará funcionando as sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h.

O novo modal foi oficialmente apresentado na última terça-feira (21), durante o lançamento do festival gastronômico Serra Serata – Tutti a Tavola. A empresa Carruagens Elétricas Turismo, após chamamento público realizado em 2019, apresentou o protótipo escolhido por uma comissão especial para substituir as tradicionais vitórias de tração animal. O cumprimento dos protocolos de saúde, como higienização dos veículos, disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras, são obrigatórios e serão rigorosamente observados.

“As charretes elétricas estão chegando para ficar. Será mais um modal de transporte turístico, melhorando cada vez mais nosso atendimento no setor”, acredita o secretário de Turismo, Samir El Ghaoui, lembrando que o veículo procurou manter o mesmo design das vitórias, que durante várias décadas foram utilizadas pelos turistas em visitas a locais famosos da cidade, como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, o Palácio Rio Negro, a Casa da Princesa Isabel, o Palácio de Cristal, entre outros.

O professor aposentado Alcione Fontura da Silva, e sua esposa Rosana Galvão da Silva, moradores de Santos (SP) visitavam a cidade esta semana a fizeram o passeio experimental na carruagem elétrica. “Estamos encantados com a cidade e também com esse modelo de transporte turístico que em breve será disponibilizado. O veículo ficou muito bonito, bem estilizado, e retrata de forma fidedigna o antigo veículo”, disse Alcione. “A carruagem é super confortável e silenciosa. A cidade de Petrópolis nos surpreendeu em todos os sentidos”, completou Rosana.

Uma das condutoras que fazem parte da equipe é Taynara Sidenia, ex-charreteira que foi capacitada para guiar o novo veículo. Segundo ela, “a carruagem elétrica por onde passar chama a atenção do público, sendo muito elogiada pelo silêncio e pelo fato do novo modal não poluir o meio ambiente”. Além dela, Andreias Roncoroni é outro condutor do veículo turístico.

Após o início dos testes, o veículo passará por ajustes finais. Segundo a prefeitura, até o final de novembro chegarão as três primeiras unidades da frota. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) será responsável por fiscalizar o transporte, podendo aplicar multas ou penalidades de acordo com os instrumentos normativos existentes.

Últimas