Chef petropolitana cria cardápio direcionado para o público vegano

10/10/2016 12:00

Um grupo que cresce a cada dia e busca uma concepção diferente na hora de pensar a alimentação. De um lado, a busca por uma vida mais saudável. De outro, uma intensa preocupação com os animais. Segundo o Ibope, cerca de 16 milhões de brasileiros já se declaram vegetarianos, ou seja, não comem carne. E desses, 5 milhões são veganos – são contra qualquer forma de exploração e de crueldade contra animais. E isso incluiu tanto a alimentação, quanto o vestuário. Essa estatística aliada a falta de opções do mercado local, motivou a chef Luciana Cortazio a produzir uma série de alimentos para atender a esse público. 

Luciana, tem 45 anos, é graduada em Letras, mãe de três filhos e vegana há 10 anos. Ela contou que nunca gostou muito de comer carne e foi acostumada a se alimentar com muitos vegetais. Além disso, o fato de ser ligada aos animais, fez com que adotasse o novo estilo de vida. Com isso, começou a criar diversos pratos e combinações com legumes, verduras e grãos. Um dia, uma amiga provou um dos hambúrgueres veganos que fez e a sugeriu que fizesse da prática, um negócio. 

Em maio de 2011, Luciana estava cuidando da mãe, que tinha Alzheimer, e resolveu investir em algo que pudesse trabalhar de casa. Foi assim que optou por colocar em prática, a ideia de produzir, mesmo que em pequena escala, pratos veganos. O primeiro passo foi criar uma página no Facebook: Green For You- Vegan Food, que tem mais de 1.700 seguidores. Ela contou que, no início, a ideia não foi muito aceita em Petrópolis e, por isso, precisou buscar um outro mercado, encontrando no Rio de Janeiro a demanda que necessitava para conseguir rentabilizar o negócio. Desde então, já fez dezenas de clientes na capital do estado. 

O destaque da produção da chef é o burger, um hambúrguer feito com os mais variados ingredientes, como berinjela, cebola roxa, grão-de-bico, quinoa, aveia, salsa, cenoura, ervilha, abóbora, passas, entre outros. Além dos burgers, os brownies também aparecem no topo da lista das preferências dos clientes.

Uma vez por mês Luciana cria um menu, baseado em diversos fatores, inclusive na época das hortaliças. Todo o cardápio é feito com produtos orgânicos, que adquire com produtores rurais da cidade. Apenas grão-de-bico e lentilha rosa, são comprados em São Paulo, porque segundo ela, sai mais em conta. Já os temperos, como alecrim, são plantados no apartamento onde mora, no Centro da cidade. Depois que prepara o menu, posta na página no Facebook e encaminha por e-mail para os clientes, que têm até 5 dias para mandar os pedidos. Em seguida, começa a produção e depois encaminha todos os produtos por um motoboy, responsável por fazer as entregas nas residências. 

Sobre o público-alvo disse que são pessoas que possuem esse estilo de vida, seja o vegetarianismo ou o veganismo, mas que não têm tempo para preparar a comida, então optam por encomendar os produtos congelados. A chef contou ainda que faz tudo sozinha e que não pretende industrializar o negócio. “Hoje, consigo rentabilizar o trabalho, mas a ideia é que continue desse jeito. Acredito que a boa energia, que eu deposito na hora de cozinhar, é o diferencial”, concluiu

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