Chegada do inverno acende alerta para as doenças respiratórias

27/jun 15:53
Por Maria Julia Souza

A chegada do inverno traz um alerta para ampliar os cuidados com a saúde durante o período mais frio do ano. As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação de vírus como o da gripe, resfriados e a própria Covid-19. O médico infectologista do Hospital Unimed Petrópolis, Marco Liserre, explica quais as principais doenças que podem surgir nesta época e as formas de prevenção.

Marco Liserre, médico infectologista do Hospital Unimed Petrópolis.
Foto: Divulgação

“As doenças infecciosas mais frequentes no período de frio são as provocadas por vírus e as bacterianas, que causam a chamada pneumonia bacteriana. Os principais vírus que provocam transtornos respiratórios são exatamente os da Influenza A e Influenza B, o Coronavírus e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que é muito frequente nessa época do ano, principalmente em crianças, levando a quadros graves de bronquiolite, que às vezes necessitam de internação”, disse ele.

Leia Também: Secretaria Estadual de Saúde alerta para agravamento de casos de bronquiolite

O especialista destaca que os vírus da Covid-19 e das Influenzas A e B, podem provocar Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que exige internação e pode evoluir para quadros graves. As pneumonias também são mais propícias no período, sendo mais frequentes as pneumonias pneumocócicas, causadas pela bactéria pneumococo. 

“A principal forma de contato [das doenças respiratórias] é por gotículas. E as pneumonias, às vezes pessoas com comorbidades e doenças respiratórias, como asma e bronquite, têm muita facilidade em contrair”, explicou ele. 

O médico explica ainda que os pacientes com comorbidades e idosos acima de 60 anos são as pessoas mais propícias a terem complicações por doenças respiratórias, e reforça que o paciente que tiver febre e desconforto respiratório, seja ele qual for, precisa procurar atendimento médico. 

Tratamentos

Liserre ressalta que a principal forma de tratamento para as pessoas que apresentam as doenças mais comuns nesta época do ano é a prevenção. No caso dos vírus, a principal forma de prevenção são as vacinas.

“No caso do vírus, a gente sabe que a melhor coisa é a prevenção, que é exatamente a vacina para a gripe, que pega esses vírus [Influenzas A e B], e a vacina para a Covid-19. Para as pneumonias, nós temos as vacinas antipneumocócicas, que são muito importantes depois dos 60 anos de idade”, ressaltou. 

Já as pneumonias causadas por bactérias são tratadas, segundo o médico, com antibióticos. “Um [antibiótico] que dê cobertura exatamente para esse grupo de bactérias que provoca infecção respiratória mais frequentemente”, disse. 

Vacinas

O infectologista finaliza ressaltando a importância das vacinas como forma de prevenção. Além da imunização para a gripe, de acordo com ele, é fundamental a vacinação também contra a Covid-19, principalmente para pessoas acima de 60 anos. 

“As vacinas foram a grande salvação da pandemia da Covid-19. Sem elas, nós não teríamos superado esse momento que tivemos. Hoje, mesmo o Coronavírus sendo um vírus frequente na comunidade, ele já foi, de uma certa maneira, enfraquecido. Ele [Coronavírus] vai continuar na comunidade daqui para frente, não vai desaparecer, mas não provoca mais aquelas pneumonias intersticiais gravíssimas que evoluíam com Síndrome Respiratória Aguda Grave. A não ser em pacientes com comorbidades graves e com imunodeficiência, que ainda são sujeitos a esse tipo de problema”, finalizou.  

Últimas