‘Chutou o balde’ nas festas? Especialistas dão dicas sobre alimentação e atividade física

12/jan 08:21
Por Wellington Daniel | Foto: Senac/Divulgação

Janeiro chegou, e com ele a busca de muitas pessoas por exercícios físicos e alimentação balanceada. Seja para começar o ano de forma mais saudável ou para “buscar o balde” após os exageros das festas, a preocupação com hábitos saudáveis aumenta nesse período. Segundo uma pesquisa da Associação Internacional de Saúde, Raquete e Clubes Esportivos (IHRSA), mais de 12% dos frequentadores de academia fazem suas inscrições em janeiro, comparado à média de 8,3% nos demais meses do ano.

A profissional de Educação Física e coordenadora geral da Körper Quitandinha, Bianca Tavares, e a nutricionista Gabrielle Santana dão dicas sobre como retomar práticas saudáveis neste momento e mantê-las ao longo do tempo. Em comum, tanto na alimentação quanto no exercício físico, a recomendação é voltar aos poucos.

“Recomeçar devagar. Comece com intensidade moderada, foque em exercícios e atividades que gosta e respeite o tempo do corpo para readaptação. Importante reforçar que todo esse processo deve ser acompanhado sempre por um profissional de Educação Física”, ressaltou Bianca sobre a prática de exercícios físicos.

O exercício, segundo a profissional, também ajuda a queimar calorias extras. “O exercício acelera o metabolismo e contribui para voltar ou iniciar uma rotina saudável”, explicou.

A nutricionista Gabrielle Santana aponta que é comum que as pessoas acabem exagerando nas festas de fim de ano, mas não adianta se culpar ou tomar medidas de punição. “O mais importante para quem chutou o balde, é ir em busca dele”, lembrou.

“O foco agora é o presente! Comece aos poucos, com uma alimentação leve, rica em frutas, legumes, boas fontes de proteínas e uma hidratação adequada. Retorne para a sua rotina de forma leve e equilibrada”, complementou.

Começar e manter a constância

Outro ponto destacado pelas especialistas ouvidas pela reportagem é a necessidade de manter constância para sustentar hábitos mais saudáveis. No caso da atividade física, Bianca explica que o ideal é definir metas reais e ter paciência.

“Definir metas reais e alcançáveis é o primeiro passo, aproveitar essa “onda” e criar o hábito de se exercitar, não só para ter a mudança da estética, mas da saúde no geral. Ter paciência com os resultados conquistados e celebrar as pequenas conquistas”, explicou.

Em relação à alimentação, Gabrielle reforça que a constância é fundamental para atingir os objetivos e também orienta a definição de metas possíveis.

“O processo é gradual e não ocorre da noite para o dia, por isso não desista! Tenha em sua mente o motivo que te fez começar, e os resultados que deseja conquistar. Além disso, organize a sua rotina alimentar, planejando as suas refeições e priorizando alimentos nutritivos. Não se esqueça de escolher uma atividade que goste e que consiga manter com o tempo”, orientou.

Importância da orientação profissional

As especialistas ainda trazem outro ponto em comum: a falta de orientação profissional. Muitas vezes, pessoas em busca de emagrecimento seguem dicas vistas na internet, “dietas da moda” e não procuram um acompanhamento adequado.

“O nutricionista tem um papel fundamental nesse processo. Afinal, cada pessoa é única e não existe uma dieta que funcione para todos. É preciso ter cuidado com as “dietas da moda” e as restrições severas”, alertou a nutricionista.

Para a profissional de educação física, é necessário iniciar fazendo o certo. “Iniciar fazendo o certo é a melhor estratégia, sem deixar ser influenciado por blogueiros. Por isso eu sempre indico procurar um profissional capacitado para ajustar a alimentação equilibrada e um profissional de Educação Física para traçar estratégias nos exercícios para se manter saudável. Priorizar a constância e não a intensidade é a melhor dica que posso oferecer.”

Leia também sobre Petrópolis:

Últimas