Chuva causa alagamentos e deslizamentos de terra em Petrópolis

03/02/2017 10:30

A noite de ontem e madrugada de hoje foi de chuva intensa para os moradores de vários bairros em Petrópolis. Houve alagamentos, deslizamentos de terra e queda de muros em algumas regiões. Porém, de acordo com a Defesa Civil, não houve nenhuma ocorrência grave. Neste período, a secretaria recebeu 13 chamados, sendo a maioria deles por quedas de árvores. Até o momento não há registro de ninguém que tenha ficado ferido.

A Estrada União e Indústria, na altura de Correas, amanheceu cheia de lama. Durante a noite, houve um alagamento próximo ao Terminal Correas. Equipes da  Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) atuam, nesta manhã, na limpeza da via. 

(Fotos: Alagamento em Correas na noite de ontem.)

Houve também registro de alagamentos na Estrada do Carangola, na Estrada União e Indústria, na Rua Dr. Paulo Hervê, no Bingen, na Mosela, na Estrada do Carangola, no Coronel Veiga e no Quissamã. O Lago de Nogueira chegou a transbordar.

  (Fotos: Lago de Nogueira, Estrada do Carangola, próximo ao n° 900, e bairro Quissamã, respectivamente.)

Na Comunidade do Neylor, um deslizamento de terra atingiu uma casa, mas ninguém ficou ferido. Os agentes da Defesa Civil orientaram os moradores a irem para casa de parentes. Na manhã de sexta-feira (03), os técnicos da Secretária vão até o local avaliar a situação do imóvel.

Na Estrada das Arcas, um deslizamento de terra fechou a pista durante a madrugada. Uma equipe da Comdep foi até o local fazer a limpeza da rua. Equipes da companhia estão atuando ainda em vias de Itaipava, Araras, Corrêas, Caititu e Fazenda Inglesa. As equipes da Defesa Civil estão nas ruas atendendo aos chamados.

Já em Nogueira, um deslizamento de terra atingiu o muro de uma casa e interditou a Rua Rodolpho Bruno. A Rua Fazenda Inglesa também teve um deslizamento de terra, próximo ao Centro de Educação ABEFI, que interditou completamente a via. De acordo com moradores não estão passando nem motocicletas.

(Fotos: Deslizamentos em Nogueira e Fazenda Inglesa, respectivamente.)

O maior índice pluviométrico foi registrado em Araras, onde choveu 132 milímetros nas últimas 12 horas. No mesmo período, na Mosela, os registros alcançaram 113 milímetros. No momento, a Defesa Civil opera no estágio de atenção. Nenhuma sirene foi acionada.

A previsão, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é de pancadas de chuvas para hoje em Petrópolis. Por conta disso, a Defesa Civil orienta a população a ter atenção, em função dos acumulados de chuvas, que já deixam o solo encharcado, e, em caso de chuva forte, moradores devem buscar abrigo em locais seguros.

 “É fundamental que moradores jamais permaneçam em imóveis ou áreas já interditados pela Defesa Civil. Esses moradores devem procurar local seguro, como casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco”, orienta o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato.

Veja as fotos feitas pelo nosso fotógrafo Marco Oddone:

Um deslizamento na Comunidade do Neylor, no Retiro, assustou os moradores na noite de ontem (2). Ninguém ficou ferido.

Deslizamento em Corrêas


Estrada União e Indútria, na altura de Corrêas amanheceu bem suja de lama.

Últimas