Chuva contínua em Petrópolis causa transtornos e evidencia falta de preparo para o período mais chuvoso do ano

Defesa Civil já registrou 14 ocorrências desde a madrugada desta sexta-feira (06)

06/01/2023 11:55
Por Helen Salgado

Matéria atualizada às 13h para inclusão de resposta da Prefeitura e atualização das ocorrências

O verão em Petrópolis este ano está diferente e todos os petropolitanos já perceberam. Com previsão de chuva contínua durante semanas, a cidade tem se mostrado cada vez menos preparada para receber a temporada mais chuvosa do ano. Durante a madrugada desta sexta-feira (06), a Defesa Civil registrou 14 ocorrências no município.

Carro cai em cratera no Quitandinha

Um carro caiu em uma cratera no bairro Quitandinha, na Rua Amaral Peixoto, nessa quinta-feira (5). Ninguém se feriu e o motorista foi ajudado por moradores a sair do veículo.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em resposta, a Prefeitura informou que o local foi sinalizado e as intervenções serão realizadas assim que as condições climáticas permitirem.

Queda de barreira no Vale das Videiras

No início da manhã desta sexta-feira (6), uma barreira caiu na Rua Almirante Paulo Meira, no Vale das Videiras. O trânsito no local foi interrompido. A Turp Transporte informou, em nota, que as linhas 602 e 605 – Vale das Videiras estavam deixando de atender um trecho de 12 quilômetros devido ao deslizamento. Por esse motivo, os coletivos estavam manobrando no Malta.

Já a Defesa Civil informou que está realizando, na manhã desta sexta-feira (06), o primeiro atendimento no deslizamento ocorrido no local. A via está funcionando com meia pista liberada. A equipe técnica da Defesa Civil vai realizar uma vistoria técnica na região.

Foto: Reprodução Redes Sociais

Deslizamentos e cratera no Castelo São Manoel

O Castelo São Manoel também foi alvo de deslizamentos e de abertura de crateras nessa quinta-feira (5). Devido às chuvas incessantes, uma cratera se formou na rua 6, a principal do bairro. De acordo com um morador da região, essa cratera toda chuva abre e a barreira grande já estava condenada há bastante tempo também. “Desde 2007, se não me engano. Na época, uma casa caiu e matou um homem”, lembra.

Foto: Divulgação

Já na rua 11, a queda de uma barreira grande interditou algumas casas. A localidade também está sem ônibus. Na rua 12, outra barreira caiu e o local também está sem ônibus. De acordo com o morador, o coletivo está indo só até o antigo ponto final da rua 12, mas passando pela rua 7.

A Turp Transporte informou que a queda de barreira na Rua Capitão João Amâncio de Souza Coutinho, está impedindo a continuidade do trajeto da linha de ônibus 609 – Castelo São Manoel, por quase dois quilômetros. O coletivo está manobrando pouco antes da interdição.

Cratera no Alto da Serra

Uma cratera se abriu na Carmelo Galuzzi, localizada na Rua Otto Reymarus, no Alto da Serra. Não houve feridos.

Parte de Servidão cai no bairro Floresta

Na manhã desta sexta-feira (6), parte de uma servidão, localizada em uma escadaria, na Rua Henrique Paixão, no bairro Floresta, cedeu. Até o momento, os moradores não conseguem acessar o local.

Árvore cai na Rua Agante Moço, atrás do Parque Municipal de Itaipava

As ocorrências também chegaram em Itaipava. Por volta das 11h desta sexta (6), uma árvore de grande porte caiu na Rua Agante Moço. De acordo com um morador que passava pelo local, ninguém se feriu, mas a via está completamente interditada.

Foto: Jean Pizzi

Boletim Defesa Civil

Já a Defesa Civil informou que devido às chuvas, desde a madrugada desta sexta-feira (06), a secretaria havia registrado 14 ocorrências, todas sem vítimas.

  • 4 deslizamentos (nos bairros Floresta, Contorno; Retiro e Nogueira);
  • 4 afundamentos em ruas (Cascatinha, Independência, Floresta e Quitandinha);
  • 3 avaliações de blocos rochosos (no Independência, Castelânea e Vale das Videiras – neste último caso, uma pedra caiu sobre uma via, que se encontra em meia pista no momento);
  • 2 quedas de árvore (uma no Quitandinha e outra em Corrêas);
  • 1 avaliação de muro, no Quitandinha.

A Defesa Civil opera em estágio de observação e pede para que a população fique atenta às próximas atualizações.

Índices Pluviométricos

Os maiores acumulados em 24 horas foram no Quitandinha: Rua Araruama (129,12 mm em 24 horas); centro do bairro (112 mm/24h) e Rua Amazonas (94,88 mm/24h).

De acordo, ainda, com a pasta, a previsão de chuva fraca a moderada permanece durante o sábado (7) e o domingo (8).

Últimas