Chuva em Petrópolis: sobe para 103 o número de ocorrências
A Defesa Civil emitiu, nesta manhã (10), boletim atualizado com o registro das ocorrências no município em decorrência das chuvas que atingem a cidade desde a última sexta-feira, dia 6 de janeiro. Segundo a secretaria, já são 103 registros de ocorrência. A pasta ressaltou que todas foram sem gravidade e que não houve vítimas.
No total, foram: 14 deslizamentos atingindo vias; 18 vistorias preventivas; oito quedas de árvores atingindo construções; 11 avaliações de risco estrutural/imóveis; oito riscos de quedas de árvores; cinco afundamentos/problemas em vias; seis avaliações de risco geológico/blocos rochosos; sete deslizamentos sem atingir imóvel; quatro avaliações de risco estrutural/caixas d’água; quatro avaliações de muros; dois problemas de rachaduras em vias; quatro quedas de árvores; duas vistorias para análise de infiltração; dois deslizamentos com risco de atingir imóvel; um buraco em via; uma fiscalização de movimentação de terra; três deslizamentos atingindo imóvel; uma reavaliação e duas fiscalizações referentes a rachaduras.
Desde a última atualização do boletim de ocorrências, emitido às 18h dessa segunda-feira (9) até o horário de emissão deste boletim, foram registradas três ocorrências (já contabilizadas acima), sendo elas:
- 01 registro de ocorrência de avaliação de risco estrutural/em imóveis – Bairro: Retiro
- 01 registro de ocorrência queda de árvore atingindo outros – Bairro: Itaipava
- 01 registro de ocorrência de avaliação de risco geológico – Bairro: São Sebastião
A Defesa Civil segue em estágio operacional de observação.
Índices pluviométricos
Os maiores acumulados até o momento são:
Posse 1.2/1h (CEMADEN-BR)
Posse 27.82mm/24h (CEMADEN-BR)
João Xavier 12.2/24h (CEMADEN-RJ)
Previsão do Tempo
A previsão para esta terça-feira (10) é de céu nublado a encoberto com possibilidade de chuva fraca isolada. As condições do tempo permanecem instáveis, devido às áreas de influência de um canal de umidade na região Sudeste. Para o período da tarde, há chances de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte.
Recomendações
Evite áreas alagadas e fique atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199.
A Defesa Civil reforça que a população das áreas de risco se mantenha em alerta, e principalmente, que não permaneça em áreas interditadas.