Chuva forte na última semana provocou mais de 40 quedas de árvores pela cidade

04/01/2022 05:00
Por Jussara Madeira

Nestes últimos seis dias, a Secretaria de Defesa Civil atendeu a 42 ocorrências de quedas de árvores ou em risco de cair por conta das chuvas e ventos que atingiram a cidade. No entanto, este número é bem maior, já que o órgão só contabiliza os casos onde há risco iminente à população.

A maior incidência foi a queda de árvores e galhos sobre a fiação elétrica, além de casos de quedas de postes, que deixaram dezenas de casas sem luz em Petrópolis. Segundo a Enel, 15 km de rede de energia foram danificados na Região Serrana. Apesar das equipes terem trabalhando durante 24 horas, ainda na manhã desta segunda-feira (3), algumas localidades continuavam sem luz.

Segundo divulgou a concessionária de energia, 240 mil clientes da Região Serrana foram impactados com a falta de energia devido às chuvas e vendavais. A maioria dos casos foram registrados em Petrópolis e Teresópolis.

Moradores de Araras ficam mais de 70 horas sem energia

Na Rua Agnello Barreiros, na localidade conhecida como Malta, em Araras, umas das mais atingidas em Petrópolis, só teve a energia reestabelecida na tarde de segunda-feira(3), às 14h. Foram mais de 70 horas sem energia elétrica.

A Enel informou que os ventos chegaram a até 80 km/h e a queda de galhos e árvores sobre a fiação elétrica destruiu vários trechos da rede. Segundo levantamento da companhia, já foram retiradas mais de 70 árvores, que danificaram cerca de 15 km de rede da distribuidora, e substituídos mais de 40 postes tombados por causa da queda de árvores.

Na tarde desta segunda, representantes da Enel se reuniram com o prefeito Rubens Bomtempo (PSB) e secretários para discutir ações da companhia afim de minimizar os impactos das tempestades que atingiram a região e reforçar a parceria entre a empresa e a prefeitura para melhorias futuras no serviço. Segundo a Enel, a concessionária foi convidada a integrar a equipe do Comitê de Ações Emergenciais, que atuará permanentemente na região.

Últimas