Chuva: mais de 200 ocorrências, 103 pessoas desalojadas e 5 desabrigadas

09/01/2022 12:04
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

O boletim da Defesa Civil divulgado na noite de sábado(08), atualiza para 103 o número de pessoas desalojadas em função das chuvas que ocorrem na cidade desde a quinta-feira(06). Foram registradas mais de 200 ocorrências nestes últimos dias.  Cinco pessoas tiveram as casas atingidas e estão desabrigadas, sendo encaminhadas para os serviços de assistência da Prefeitura. De acordo com a Defesa Civil, para este domingo, a previsão é de chuva fraca a moderada de forma isolada, durante todo o dia.

Segundo o município, agentes das secretarias de Obras, de Serviços, Segurança e Ordem Pública – SSOP, de Assistência Social, de Administração, de Educação, de Saúde, da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans e da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – COMDEP atuam nas ocorrências para liberação de vias que foram interditadas e vistorias nos pontos atingidos. 

As equipes técnicas da Defesa Civil e de Obras interditaram 35 imóveis.

Na rua Pedro Elmer, no Itamarati, houve trabalho para a desobstrução da via, onde um deslizamento de terra causou a interdição total desde a manhã de sexta-feira (7). Pela manhã, o vice-prefeito e secretário de Obras, Paulo Mustrangi, chegou a postar um vídeo nas redes sociais informando que, apesar da retirada da lama, a via seguiria interditada já que a Defesa Civil alertou para o risco de novos deslizamentos no trecho.

Cidade ainda em estado de alerta

Na noite de ontem, a Defesa Civil informou que mantém a cidade em “Estágio Operacional de Alerta” e destacou a “possibilidade de novas ocorrências”, principalmente nas regiões do primeiro distrito, onde se registrou maior parte dos chamados. 

Na sexta-feira, foram abertos pontos de apoio no Quitandinha, no Centro de Educação Infantil – CEI Chiquinha Rolla, na Escola Municipal Marcelo Alencar e E.M. Stefan Zweig; no Dr. Thouzet, na Escola Paroquial Bom Jesus; no Duques, na E.M. Odette Fonseca; na 24 de Maio, na E.M. Augusto Meschick; no Siméria, na E.M. Rosalina Nicolay; no São Sebastião, na E.M Papa João Paulo II; no Alto Independência, na E.M Alto Independência; e no Floresta, na E.M Duque de Caxias.

Em nota, a Prefeitura informou que “em cada estrutura foi acionada uma equipe de acolhida para receber a população com assistentes sociais, profissionais da saúde e educação, agentes comunitários e da Defesa Civil”. E que “apenas a escola do Amazonas recebeu pessoas desalojadas” e que “elas recebem o suporte da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social”.

No restante dos casos, as pessoas foram para casa de familiares e aguardam nova vistoria técnica que autorize o retorno aos respectivos imóveis.

Previsão de chuva se mantém para domingo e segunda

Hoje (9), a Prefeitura informou que continuam as vistorias e atendimento a possíveis ocorrências que ainda podem surgir em função das chuvas, que são causadas pelo restabelecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS e podem voltar a se intensificar na amanhã (10). A previsão é de que a chuva seja ainda mais volumosa do que as registradas neste sábado e que estão previstas para este domingo, se mantendo moderada e contínua (como ocorreu na quinta-feira e na sexta-feira).

Nos últimos dias, os maiores acumulados pluviométricos foram registrados no primeiro distrito, com cerca de 200mm apenas na noite de sexta-feira. Entre noite de quarta-feira (5) e noite de sábado (8), o acumulado é de 335.8 mm. De acordo com a equipe técnica de monitoramento da Defesa Civil, esse volume supera a média pluviométrica para o mês de janeiro, que é de cerca de 300mm (segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET). Os outros distritos do município também registraram volumes expressivos no período, com cerca de 100mm.

A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às atualizações dos boletins e alertas que podem ser emitidos. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado. A previsão detalhada para a cidade pode ser consultada através do link https://bit.ly/3vmRgZ2.

Últimas