Chuvas em Petrópolis: instalação da primeira cancela automática, na Ponte Fones, é concluída

20/01/2023 15:29
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Nessa quinta-feira (19), foi concluída a instalação da primeira cancela automática das três que serão instaladas no corredor entre as ruas Coronel Veiga e Washington Luiz. A ação foi realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, e faz parte do pacote de medidas previstas pelo Protocolo de Inundação do município.

Funcionamento

As cancelas serão acionadas automaticamente pelos agentes da Defesa Civil por meio do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (Cimop), de acordo com as análises do tempo e do volume dos rios. As outras duas cancelas serão posicionadas nas Duas Pontes e na altura da UPA Centro, entre as ruas Rocha Cardoso e Washington Luiz.

Ilhas de segurança com sinalização horizontal

Com o tempo firme nos últimos dias, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) está realizando a sinalização horizontal das ilhas de segurança. Além da pintura sobre o asfalto, a sinalização vertical já havia sido instalada em dezembro, com placas que apontam os locais seguros, orientando os motoristas.

A Defesa Civil também está instalando duas sirenes para alertar sobre a possibilidade de inundações. Uma delas está instalada na subida da Rua Nelson de Sá Earp, no Centro. Uma outra será colocada na Rua Coronel Veiga, nas imediações da Escola Municipal Jamil Sabrá.

As sirenes para inundação serão acionadas em caso de risco iminente de transbordamento do rio. A localização foi definida de acordo com estudos elaborados pela Defesa Civil em conjunto com a empresa responsável pela instalação do sistema.

“É importante a população entender que quando falamos de sirenes há uma diferença. Temos as sirenes de deslizamento e temos as sirenes de inundação. A partir de agora, o primeiro distrito será contemplado com este sistema, com o objetivo de alertar a população sobre casos de alagamentos e preservar vidas.”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Gil Kempers.

Últimas