Cid Moreira era apaixonado por Petrópolis: “Considero uma das cidades mais encantadoras que conheci”

O jornalista morreu na manhã desta quinta-feira (03), aos 97 anos

03/out 11:25
Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (03), o país recebeu a notícia da morte do jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, aos 97 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, onde tratava de uma pneumonia. Embora tenha nascido em Taubaté, no interior de São Paulo, Cid Moreira adotou Petrópolis como sua cidade, vivendo nela por muitos anos e recebendo, em 2014, o título de cidadão petropolitano.

Conhecido por sua voz icônica e por ter apresentado o “Jornal Nacional” por quase três décadas, Cid Moreira teve uma carreira marcante na televisão brasileira. Em outubro de 2023, ele concedeu uma entrevista exclusiva à Tribuna de Petrópolis, na qual compartilhou detalhes sobre sua relação com a Cidade Imperial, onde construiu laços profundos.

“Passei a admirá-la pelo verde, pela arquitetura, pelo acolhimento que recebi desde o início, esse ar puro daqui, temperatura maravilhosa. Sem falar da gastronomia, da história… Considero Petrópolis uma das cidades mais encantadoras que conheci”, afirma.

Confira a entrevista na íntegra:

Título de cidadão petropolitano

Na noite do dia 14 de março de 2014, o paulista recebeu o título de cidadão petropolitano pela Câmara de Vereadores de Petrópolis, no Palácio Quitandinha. A cerimônia é uma tradição que ocorre desde a década de 50 como comemoração do aniversário da cidade, que, na época, completou 171 anos.

“Foi emocionante receber o título de cidadão petropolitano. A alegria desse reconhecimento foi muito grande. Me sinto, realmente, um cidadão petropolitano”, afirma o jornalista.

Cid conta que o seu irmão, já falecido, Célio Moreira, também recebeu o prêmio e que teve o mesmo sentimento de alegria e satisfação pelo reconhecimento. “Ele curtia muito todos os cantinhos da cidade. Conhecia tudo aqui”, recorda.

Há 12 anos morando na cidade

Cid Moreira e a esposa, Fátima Sampaio Moreira, estão juntos desde 2000. Ele lembra que foi com ela que passou a maior parte do tempo na cidade.

“Vendi minha casa no Rio e me mudei para cá há cerca de 12 anos. Acho que foi uma boa decisão. Aqui temos tudo o que precisamos”

Aos 96 anos, o jornalista preza pelo bem-estar e qualidade de vida. Ele ressalta e elogia o atendimento médico que recebe, além das boas lojas, supermercados, mercadinhos locais e bons restaurantes. Dos locais que frequenta, Cid lembra do Horto Municipal, onde compra frutas e verduras, e a Feirinha de Itaipava.

“Sentimos que aqui é a nossa casa. Sou grato aos queridos médicos que me atendem com muita atenção. Eu amo essa cidade tão querida, onde temos uma ótima qualidade de vida”, finaliza.

Últimas