“Cinema em movimento”: Cine Pagu retorna com sessões presenciais gratuitas nesta quarta-feira
O Cine Pagu retorna nesta semana com as sessões presenciais, que estavam paradas por causa da pandemia de covid-19. Para essa volta, o cineclube receberá em Petrópolis o projeto “Cinema em movimento”, uma mostra de filmes com curadoria própria, que através de exibições seguidas de debate, leva temáticas em torno da Educação e dos Direitos Humanos para nove municípios do Estado do Rio de Janeiro.
A programação em Petrópolis, que ocorre nos meses de julho e agosto, conta com sessões abertas ao público em geral e sessões para alunos e professores em escolas e universidades.
As sessões em instituições de ensino serão realizadas no Colégio Dom Pedro II, no CEFET e na UNIFASE. Já as sessões abertas ao público, ocorrerão no Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH), nos dias 27/07, 10/08 e 15/08, sempre às 18:30. A entrada é gratuita. O CDDH fica na Rua Monsenhor Bacelar, 400, Centro.
Os filmes selecionados pela curadoria do projeto são: “Espero tua (Re)volta”, “Atravessa a vida” e “TRANSformar: Existindo na Educação”. As sessões contam ainda com a presença de debatedores convidados que se relacionam com os temas abordados nos filmes.
O Cine Pagu é um cineclube itinerante e escola de cinema que atua desde 2017 realizando movimentadas sessões de cine debate em diversos locais de Petrópolis.
O projeto “Cinema em Movimento – Circuito Universitário – 2ª edição” é realizado pelo ICEM- Instituto Cultura e Movimento, com apoio do Fundo Nacional de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Em Petrópolis, o projeto é recebido pelo Cine Pagu, que articulou parcerias com CDDH, CEFET, UNIFASE e Colégio Dom Pedro II.
Confira a programação aberta ao público
27/07 – 18:30 – CDDH
TRANSformar: Existindo na Educação l Direção: Elli Cafrê l 28 min
Debatedoras: Eduarda Balduino e Leo Arrighi. Eduarda é Enfermeira, Coordenadora das áreas técnicas de saúde LGBTQIAP+ da Secretaria de Saúde de Petrópolis e ex-aluna da UNIFASE. Leo é pessoa não-binária e bissexual, estudante de Produção Cultural pela UFF Niterói. Produziu e dirigiu a série documental @transuff, que retrata a relação de pessoas trans com a universidade e o sistema educacional como um todo.
10/08 – 18:30 – CDDH
Espero tua (Re)volta l Direção: Eliza Capai l 1h30min
Debatedoras: Rafaela Elisiário e Juliana Nunes. Rafaela é Mestranda em Memória Social na UNIRIO, Professora de História Sesi/Firjan e militante da UJS Rio de Janeiro. Juliana é estudante do IFF São João da Barra e Vice-Presidente RJ da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas)
15/08 – 18:30 – CDDH
Atravessa a vida l Direção: João Jardim l 1h20min
Debatedoras: Lara Sayão e Roberta Gregório. Lara é Professora de filosofia na Rede Estadual de Ensino, Mestre e Doutora em Filosofia da Educação (UERJ). Roberta é Professora da Rede Estadual e Particular, Mestra em Geografia (Questões urbano-ambientais/UFF), atualmente Doutoranda em Educação e Relações étnico-raciais/UFJF.
Sobre os filmes
TRANSformar: Existindo na Educação (28min)
Direção: Elli Cafrê Carneiro de Freitas
Sinopse: O documentário narra a situação dos Transgêneros quanto a esfera da educação, mostrando quais os obstáculos desse grupo social ao acesso a um ensino de qualidade. Além disso, mostra as histórias pessoais, angustias, sonhos, perspectivas futuras e como a educação pode mudar a situação dos transgêneros na sociedade contemporânea.
Espero tua (Re)Volta (1h 30min)
Direção: Eliza Capai
Sinopse: Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.
Atravessa a vida (1h 20min)
Direção: João Jardim
Sinopse: Enquanto alunos do 3º ano do ensino público no interior do Sergipe se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas.
Mais informações: Instagram: @cine.pagu ou pelo e-mail: cineclubepagu@gmail.com.