Circuitos culturais animam diversos pontos da cidade no fim de semana

16/09/2017 08:30

A cultura petropolitana vai reger o fim de semana na Cidade Imperial com circuitos gratuitos de música com diferentes tradições de Petrópolis em diversos pontos do município. Neste sábado (16) tem o Coral Laus Deo no Circuito Imperial de Coros. O concerto acontece às 17h no Parque Municipal, em Itaipava. Já no domingo (17), as bandas marciais comandam a animação com o lançamento do Circuito Imperial de Bandas. A programação será aberta às 11h com a Banda Marcial Odette Fonseca na Praça Dom Pedro. Depois, às 16h, tem a Banda Marcial Professor Amadeu Guimarães na Praça da Liberdade.

 Sob a regência do maestro Marcelo Vizani, desde 1994, o Coral Laus Deo é formado por alunos do Colégio Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis, com faixa etária de 12 a 17 anos. Fundado em 1990, o coro foi criado com o objetivo principal de cantar nos eventos e cerimônias da instituição de ensino. Mas ganhou também a cena petropolitana e também fora da terra natal, conquistando ainda diversos prêmios.

 No currículo o grupo tem participações em encontros de coros em diversos municípios e estados; turnês em Areal, Itaboraí, Vassouras, Cabo Frio, Fragoso, Itabirito, Sete Lagoas, Belo Horizonte, em cidades do Rio Grande do Sul; e já se apresentou no exterior, nos Estados Unidos, com concertos em Miami e Orlando, a convite da produção do Walt Disney World, nas comemorações dos 25 anos do maior parque de diversões do mundo, tornando-se assim, o primeiro coral brasileiro a se apresentar no complexo Disney. Neste sábado, o Laus Deo promete encantar o público em Petrópolis, às 17h, no Parque Municipal, em Itaipava.

Nova programação permanente com o Circuito Imperial de Bandas

 Petrópolis passa a contar com mais uma programação fixa e gratuita para animar os fins de semana. É o Circuito Imperial de Bandas que começa neste domingo (17.09) com duas apresentações em diferentes pontos da cidade. A Praça Dom Pedro será palco, às 11h, da Banda Marcial Odette Fonseca. Na Praça da Liberdade quem vai comandar a música é a Banda Marcial Professor Amadeu Guimarães que se apresenta às 16h.   

Com apenas pouco mais de dois anos de existência, a B. M. da Escola Municipal Odette Fonseca – no Duques –  é a realização de um sonho da antiga gestora da unidade, Carla Alessandra de Azevedo Passos Ramos. A ideia era implantar na escola um projeto que abrangesse a música. E assim nasceu a BMOF, com 47 integrantes e sob o comando da maestrina Leandra de Almeida, que estará às 11h encantando o público na Praça Dom Pedro.

Uma das mais tradicionais de Petrópolis, a Banda Marcial Professor Amadeu Guimarães foi fundada em 1967 e tem sua história marcada por ser a primeira Banda Marcial brasileira a se apresentar em Walt Disney World, nos Estados Unidos. Além das inúmeras apresentações no exterior, o grupo também leva seu trabalho por todo o Estado e Minas Gerais. Neste domingo, a BMPAG estará no coração no Centro Histórico na apresentação que será às 16h. A banda se apresentaria 11h, mas em função de um compromisso inadiável dos integrantes o horário foi alterado para à tarde, garantindo a estreia no Circuito Imperial de Bandas.


Últimas