Clube 29 de Junho lança campanha para resgatar genealogia de famílias com origem germânica de Petrópolis

Por Aghata Paredes | Foto: Divulgação

O Clube 29 de Junho lançará, nesta quarta-feira, 13 de novembro, às 19h, uma campanha especial em parceria com o Instituto Martius-Staden, de São Paulo, para catalogar a genealogia de famílias com origem germânica de Petrópolis. O evento de abertura ocorrerá na sede do clube, no Coral Concórdia, com a presença dos diretores e conselheiros da instituição. Na ocasião, será oferecido um coquetel de recepção aos participantes.

A campanha para resgatar a genealogia das famílias germânicas do município começou há alguns meses, quando o Instituto Martius-Staden buscou parceria com o Clube 29 de Junho para ampliar o acesso às histórias da imigração alemã no Brasil. Em setembro, Elisabeth Graebner e Marcos Carneiro, diretores do clube, visitaram a sede do instituto em São Paulo e foram recebidos pelo diretor Mauritius Reisky von Dubnitz, que tem raízes em Petrópolis. “Saber que ele cresceu e estudou aqui na cidade, e hoje dirige o instituto, estreitou ainda mais essa parceria”, afirma Elisabeth, diretora artística e cultural do clube.

A campanha busca integrar as histórias das famílias germânicas de Petrópolis à coleção “Famílias Brasileiras de Origem Germânica”, publicada pelo Instituto Martius-Staden desde 1962. Considerada uma referência em genealogia de descendentes germânicos no Brasil, a série abrange pesquisas sobre imigrantes e seus descendentes nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, mas ainda não inclui o Rio de Janeiro. “O próximo volume da coleção será dedicado à genealogia do estado, incluindo todos os municípios colonizados por alemães, como Rio de Janeiro, São Gonçalo, Nova Friburgo e Petrópolis — a cidade que recebeu o maior número de imigrantes entre essas localidades”, explica Graebner.

Foto: Reprodução/Instituto Martius-Staden – Primeiro volume da coleção “Famílias Brasileiras de Origem Germânica”, 1962.

Marcos Carneiro, diretor de comunicação do clube, ressalta a importância da campanha para a preservação da história da cidade. “Petrópolis possui algumas genealogias de imigrantes registradas por Paulo Roberto Martins, do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), mas, desde o falecimento do pesquisador, esse trabalho ficou sem continuidade”, explica.

O Instituto Martius-Staden é detentor do maior acervo genealógico de famílias germânicas no Brasil, contando com mais de 140 mil registros on-line de imigrantes e seus descendentes, disponíveis para consulta pública. A campanha começará com a distribuição de um formulário básico, que pode ser preenchido por qualquer pessoa interessada em registrar sua genealogia. “Ele [o formulário] é simples e acessível, e a partir dele o clube e o instituto vão orientar os participantes”, esclarece a diretora artística do Clube 29 de Junho.

O projeto será realizado ainda neste ano, com o objetivo de incluir essas genealogias no próximo volume da coleção, previsto para ser lançado entre janeiro e fevereiro de 2025. “Será incrível ver cada família empenhada em registrar seus antepassados no maior acervo de genealogia germânica do Brasil, garantindo que os imigrantes que chegaram a Petrópolis em 1845 estejam representados e acessíveis a todos que buscarem informações no Instituto Martius-Staden e no Clube 29 de Junho”, conclui Graebner.

Mais sobre o Clube 29 de Junho

Fundado em 29 de junho de 1959, o Clube 29 de Junho é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão preservar e promover a cultura germânica em Petrópolis. A data escolhida para a fundação faz referência à chegada das primeiras levas de imigrantes alemães à cidade, em 1845. Com sede na Sociedade Coral Concórdia, o clube se destaca por suas iniciativas culturais, como a realização do Festival Germânico, precursor da Bauernfest, maior festa cultural da cidade.

Além de ser um ponto de encontro para a comunidade germânica no município, o clube tem promovido diversos projetos, como o Jardim do Bicentenário Alemão, em parceria com o Projeto Água, e a exposição “Jornada para o Brasil – História das Imigrações de Povos de Língua Alemã”, em colaboração com o Instituto Teológico Franciscano e o Consulado Alemão do Rio de Janeiro. 

Leia também: Clube 29 de Junho é reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus

Mais sobre o Instituto Martius-Staden

Fundado em 1938, o Instituto Martius-Staden é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. Com o objetivo de preservar e promover a cultura alemã no Brasil, o instituto estreita os laços culturais entre os dois países por meio de eventos, publicações e exposições. O instituto é referência na pesquisa sobre a imigração alemã no Brasil e guarda um dos maiores acervos do país, com mais de 140 mil registros genealógicos, 200 mil documentos e 55 mil volumes de livros e revistas.

Foto: Divulgação

Seu acervo é amplamente utilizado por pesquisadores e estudiosos da história e genealogia dos imigrantes de países de língua alemã. Além disso, o Instituto Martius-Staden mantém um dos maiores acervos de jornais alemães publicados no Brasil.

O evento de lançamento da campanha será realizado na sede do Clube 29 de Junho, localizada no Coral Concórdia (Rua Treze de Maio, 252 – Centro).

Últimas