Clube Centenário é desapropriado e dará lugar a unidade básica de saúde

21/12/2019 12:20

O Clube Centenário, no Quarteirão Darmstadt, no Bingen, foi declarado como Utilidade Pública pelo município. A publicação foi feita no Diário Oficial do dia 17 de dezembro, segundo a Prefeitura, a intenção é desapropriar o espaço para que seja instalada uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a comunidade local. 

De acordo com o texto do decreto nº 1.009, a declaração de Utilidade Pública leva em consideração o estado de abandono do prédio. Em abril deste ano, dois homens foram presos dentro do clube, suspeitos do assassinato do auxiliar de enfermagem Jailson Estevam da Silva, de 35 anos. Os homens estavam escondidos com os objetos roubados da vítima e a faca que foi usada no crime. 

O texto também justifica levando em consideração as reclamações dos vizinhos, que apontam o local como ponto de consumo de drogas e as dificuldades das forças de segurança em realizarem atos contínuos efetivos, para coibir as ações. Ainda a necessidade de reverter o espaço degradado em prol da sociedade. 

Em maio, a Prefeitura já tinha sinalizado que instalaria a unidade no prédio. Segundo a Prefeitura, a Procuradoria Geral do Município ingressou com ação reivindicando a desapropriação e aguarda um posicionamento do Judiciário para que seja dado andamento aos trâmites para a instalação da UBS. E disse, que paralelo a isso, a Secretaria de Saúde está em fase de elaboração do projeto de instalação.

 O prédio do E.C. Centenário, foi fundado há 75 anos. E hoje, somam mais de 30 anos de abandono, acumula débitos superiores a R$ 100 mil em IPTU. A comunidade não tem UBS, a nova unidade é uma reivindicação antiga dos moradores. 

Últimas