Coleta de exames de PSA no CTO supera expectativa e atinge público recorde

Iniciativa em parceria com o Laboratório de Corrêas ocorreu na manhã desta quinta-feira (17). Ao todo, 100 homens fizeram a coleta do sangue

17/11/2022 18:49
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

A coleta de exames de PSA no Centro de Terapia Oncológica (CTO) superou as expectativas e atingiu um público recorde. A iniciativa ocorreu em parceria com o Laboratório de Corrêas e, ao todo, 100 homens fizeram a coleta do sangue na manhã desta quinta-feira (17).

Esta foi a terceira vez que o CTO se uniu ao laboratório de Corrêas para oferecer o exame e a demanda surpreendeu. A expectativa era de atender 40 homens, mas a demanda foi quase o triplo do que era esperado. E quem chegou após a realização dos 100 exames, preencheu um cadastro e poderá fazer a coleta na próxima quinta (24), das 8h às 11h. Para fazer o exame, é preciso ter mais de 45 anos e não é necessário estar em jejum. A coleta é feita por ordem de chegada.

Os resultados dos exames de quem fez a coleta neste dia 17 serão entregues na próxima segunda-feira (21), das 13h às 16h, no CTO. 

“Ficamos felizes com esta procura e isso é um sinal de que os homens estão mais preocupados com a saúde e a prevenção. O PSA é um exame importante para o rastreamento do câncer de próstata e sabemos que, quanto mais cedo ele é identificado, maiores são as chances de cura”, disse o médico oncologista Bernardino Alves Ferreira Neto. 

Diretor administrativo do Laboratório de Corrêas, Leonardo Silveira disse que o Grupo possui um papel fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é realizado a partir do exame PSA. “Este procedimento é um dos mais importantes na avaliação da próstata. Como amigos da saúde, ficamos felizes com essa parceria junto ao CTO, proporcionando gratuidade no exame aos pacientes que estiveram presentes. O evento foi um sucesso”, destaca.

Quem aproveitou a oportunidade foi o militar Leonardo Teixeira, de 46 anos. Esta é a segunda vez que ele faz o PSA. “É bom a gente prevenir e acompanhar a saúde de perto. É importante que os homens não vejam como um tabu, mas que se cuidem e façam sempre o acompanhamento”, afirma. 

Já o eletricista Moacir Ciriaco, de 49 anos, fez o exame pela primeira vez. “Nunca tinha feito, mas sei que é importante fazer o PSA. Perdi três tios com câncer de próstata e minha filha cobra para que eu cuide da minha saúde”, diz.

Últimas