‘Coletânea Literatura Acessível’ promove educação inclusiva para alunos da rede municipal

23/11/2020 18:45

A Secretaria Municipal de Educação publicou no site Educa em Casa uma coletânea de cinco livros que narram histórias sobre a vida de pessoas com deficiência, os obstáculos encontrados por elas e os processos de emancipação e transformação em suas vidas. O material, dividido em livros e vídeo, foi distribuído gratuitamente pelo Instituto Incluir. E tem levado aos alunos da rede municipal que estudam em casa, por meio da plataforma online, a reflexão sobre acessibilidade e inclusão. 

A coletânea faz parte do Projeto Literatura Acessível, feito através de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Instituto Incluir. O material é destinado ao público infanto-juvenil e disponibilizados em formato de vídeo em três versões: narrados, com audiodescrição e com libras.

Segundo a Secretaria de Educação, desde sua publicação no site, a coletânea recebeu milhares de acessos. E tem sido utilizada também no conteúdo que vem sendo aplicado pelos professores. Os cinco títulos “O menino que escrevia com os pés”, ”A princesa que tinha um cromossomo a mais”, “O menino Ico e o mundo que queremos construir”, “A menina que perdeu a perna” e “O melhor amigo da bengala” foram muito bem recebidos pelos estudantes.

“O acesso através dos formatos oferecidos é garantido e a inclusão se dá quando possibilitamos a todos vivenciar diferentes formas do mesmo conteúdo!”, disse Rosane Hutter, orientadora escolar do Educandário Terra Santa.

Segundo Tajha Xavier, diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva Aline de Souza Correa: “Através de uma leitura leve e agradável as histórias disponíveis no acervo Literatura Acessível do site Educa em Casa nos ajudam a refletir sobre o cotidiano de pessoas com deficiências, conseguimos ter uma percepção das barreiras enfrentadas por pessoas com alguma deficiência, mas acima disso observamos suas conquistas e as mais diversas formas de superação. O CREI Aline de Souza Correa compartilhou com seus responsáveis, para que além de estimular a leitura entre as famílias, as histórias também pudessem proporcionar um momento de reflexão.”

“Esses relatos revelam que o objetivo de sensibilizar crianças e jovens estudantes da rede municipal de ensino de Petrópolis quanto à importância da temática da inclusão e da acessibilidade vem sendo alcançado”, disse Bianca Caetano de Paiva do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

A Coletânea está disponível no site Educa em Casa e no site do Instituto incluir .

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