Com 10 anos de atraso, Dnit inicia obras na União e Indústria

16/06/2020 19:33

Depois de mais de 10 anos de abandono, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou a revitalização da Estrada União e Indústria. A obra começou na manhã dessa terça-feira (16) na Avenida Barão do Rio Branco, perto do Sesi, com intervenções no sistema de drenagem pluvial. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Santa Luzia Engenharia, vencedora da licitação realizada no ano passado.

Em nota, o Dnit informou que esta primeira etapa acontecerá em um trecho de três quilômetros, entre o início da Barão do Rio Branco e o Retiro (perto da 105ª Delegacia de Polícia). Além dos serviços de drenagem, serão realizadas a frenagem e o recapeamento asfáltico. Para a execução da obra, a via está em meia pista. Esta fase da reforma, segundo o Dnit, tem prazo de 45 dias para ser concluída.

A revitalização da Estrada União e Indústria faz parte de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). Após várias denúncias sobre o abandono da via, a justiça condenou o Dnit a realizar a obra. A ação começou em 2009, mas só agora o Departamento está cumprindo a decisão. Após a conclusão dos trabalhos, a estrada será municipalizada, ou seja, passará a ser de responsabilidade da Prefeitura.

O projeto prevê a revitalização do trecho da União de Indústria entre a Barão do Rio Branco e o distrito de Pedro do Rio, totalizando 24,3 quilômetros. Todo esse trecho receberá substituição de asfalto, melhorias de drenagem; obras de contenção; sinalização; novos retornos e baias de ônibus; intervenções nas calçadas, entre outros serviços. 

Para a realização dessa primeira fase foram liberados R$ 15 milhões do orçamento do Dnit. Todo o projeto terá um custo de R$ 40 milhões. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em 450 dias.

Leia também: Catedral passará pela primeira grande reforma desde sua inauguração, em 1925

Últimas