Com arte sendo feita a partir de materiais recicláveis, petropolitanos do Robozitos Eco expõem trabalho em São Paulo

08/10/2023 15:55
Por Enzo Gabriel

Com foco na sustentabilidade, utilizando materiais do dia a dia das pessoas e transformando em brinquedos, surgiu o Robozitos Eco. Com mais de 10 anos de trabalho na área, o grupo que faz robôs a partir de materiais que seriam descartados, está participando de uma exposição no Shopping Anália Franco, em São Paulo.

O evento é em comemoração ao mês das crianças e surgiu após uma nova parceria: “Os Pirilampos do Planeta, que também fazem arte a partir de materiais recicláveis, nos convidaram para essa participação no evento. Além da exposição, tem brincadeiras e a venda dos robozitos. Está sendo um sucesso e estamos felizes”, conta Cátia Simone uma das integrantes do projeto.

Robozitos expostos em São Paulo.
Foto: Divulgação

O nome Robozitos Eco também tem um significado. A primeira parte é referente a produção de robôs, enquanto “Eco”, além de remeter à ecologia, é uma sigla para Emanuel, Cátia e Oseias, os três membros.

Ateliê Robozitos Eco.
Foto: Divulgação

Em Petrópolis, o trabalho com materiais recicláveis já é conhecido, com o Robozitos Eco tendo participado de várias festividades, como Bauernfest, Serra Serata e Bunka-Sai. Além disso, o grupo também é convidado frequentemente para expor em outros municípios e possui uma parceria com a Comdep na arrecadação de materiais provenientes da coleta seletiva.

“Em Nova Friburgo, estivemos no Festival AgroSerra. No Rio de Janeiro, fomos recebidos com muito carinho na Escola Pedra da Gávea, onde tivemos exposição e venda e crianças e adultos se encantaram com a arte, que é criativa, colorida e divertida. Na compra de um robozito, os alunos ganhavam um certificado de autenticação assinado pelo artista Oseias Siqueira Simone”, diz Cátia sobre as exposições realizadas.

O evento atual, em São Paulo, começou no dia 6 de outubro e vai até o dia 26 no Shopping Anália Franco, no bairro do Tatuapé.

Últimas