Com baixa procura, Estado do Rio terá novo Dia D contra a gripe em junho

14/05/2022 14:30
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Até o momento, apenas 24% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe recebeu a dose no Estado do Rio. Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a doença, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems-RJ) vai promover em junho mais um Dia D de imunização contra a gripe. 

A Secretaria de Estado de Saúde faz um alerta sobre a importância de o público prioritário- idosos e trabalhadores da saúde – procurar os postos de saúde o quanto antes. A segunda fase da campanha teve início no dia 2 de maio e segue até 3 de junho. No próximo dia 4, todos os grupos que compõem o público-alvo da campanha poderão ser imunizados.

“A população precisa ter consciência de que as vacinas protegem. A campanha contra a gripe é voltada justamente para o público mais vulnerável e suscetível às formas graves da doença. Por isso, é tão importante procurar os postos para receber a imunização. Só assim é possível reduzir as internações e óbitos causados pela gripe”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A expectativa da campanha deste ano é imunizar 90% do público-alvo, que corresponde a 6,6 milhões de pessoas. Até esta quarta-feira (11.05), 851.400 pessoas, sendo 118.711 trabalhadores da saúde e 732.689 idosos foram vacinados contra influenza. O dado representa 21,77% dos profissionais da saúde e 24,47% das pessoas com mais de 60 anos. Além disso, até o momento, 887.059 doses contra a influenza foram aplicadas, o que representa 13,17% do público-alvo total da campanha vacinado.

Segunda etapa da campanha

Na segunda etapa, a campanha contempla crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. É necessário verificar o calendário organizado pelo município de residência.

Vacinação contra o Sarampo

 Paralelamente à vacinação contra a gripe, está sendo realizada a campanha de imunização contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. Na primeira etapa, que terminou dia 30 de abril, estavam sendo vacinados apenas os trabalhadores da saúde. Já na segunda fase, de 2 de maio a 3 de junho, também estarão sendo contempladas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A vacina pode ser aplicada de maneira simultânea com a dose contra a gripe.

Últimas