Com histórico de ações sociais, grupo Trilhas na Serra completa 10 anos

06/02/2023 17:33
Por Enzo Gabriel

O grupo Trilhas na Serra completou 10 anos de existência no início deste mês de fevereiro, mais precisamente na sexta-feira (3). Criado com a intenção de reunir amigos para explorar as trilhas de Petrópolis, o grupo cresceu e passou a realizar ações sociais. Atualmente, todas as expedições em trilhas são gratuitas e uma ação solidária deve ser realizada para a participação.

As ações solidárias beneficiam pessoas de diversas maneiras, através da arrecadação de alimentos não perecíveis, livros, cobertores, insumos para o tratamento de animais silvestres, entre outras possibilidades. A ação varia de acordo com a trilha. Além disso, outras campanhas são promovidas, como doação de sangue e união com projetos como o Pró-Medula, que já resultou em duas caravanas para a doação de medula óssea.

Conquista para pessoas com mobilidade reduzida em Petrópolis

O projeto também já conquistou uma cadeira de rodas Julietti para Petrópolis. A cadeira é adaptada para que pessoas com mobilidade reduzida possam participar de trilhas e viver momentos inesquecíveis em meio à natureza. Uma campanha foi feita para a aquisição do equipamento e, atualmente, a Julietti está no Centro Excursionista Petropolitano.

Cadeira Julietti. Foto: Montanha para Todos

O Trilhas na Serra ainda participa de diversos projetos como o “Clean Up The World”, associado à ONU, que trata da limpeza de praias, principalmente. Na Região Serrana, o foco é a limpeza de trilhas e montanhas. O material recolhido é levado para a Comdep, pesado e convertido em desconto na tarifa de energia elétrica. O valor do desconto é doado pelo grupo para alguma instituição. Outro projeto aderido pelo Trilhas na Serra é o “Um Dia no Parque”, que incentiva a aproximação das pessoas às unidades de conservação ambiental.

“Nós não fazemos trilhas apenas em Petrópolis. O projeto foi expandido e visitamos diversas cidades de Minas Gerais, além de vários pontos do nosso estado, como Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Teresópolis, Casimiro de Abreu, Sana, etc. Hoje atuamos quase em toda a Região Serrana.”, conta Fabiano de Souza, um dos fundadores do Trilhas na Serra.

No dia 12 de fevereiro será realizada a trilha comemorativa dos 10 anos do grupo, que será a travessia Uricanal, que liga o Caxambu ao Bonfim. Mais informações sobre as trilhas e sobre o projeto podem ser vistas nas redes sociais. Facebook: Trilhas na Serra e Instagram: @trilhasnaserra.

Últimas