Com menos de 10% da população testada, prefeitura anuncia a chegada de 50 mil testes de Covid-19

18/07/2020 13:50

A Prefeitura de Petrópolis anunciou essa semana a chegada de 50 mil testes rápidos para ampliar a testagem de Covid-19 na cidade. Até o momento, menos de 10% da população petropolitana foi testada para o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, em março, até essa quinta-feira (16), foram realizados 12.816 exames (entre testes rápidos e PCR). Desse total, 3.615 deram positivo e 126 pessoas morreram devido à doença.

A ampliação da testagem e a elaboração de uma estratégia vêm sendo cobradas pelos procuradores dos ministérios públicos Federal e Estadual nas reuniões semanais com representantes da prefeitura. Para os procuradores, a baixa quantidade de testes realizados não traz segurança para a flexibilização das atividades econômicas e de serviços; além disso, reforça a tese de subnotificação dos casos.

Segundo a secretaria de Saúde, Fabíola Heck, o novo lote chega na próxima semana e o objetivo é de ampliar a capacidade de testagem, fornecendo os exames para grupos específicos e, caso necessário, também para toda a população. “O planejamento está sendo feito para a utilização desses 50 mil testes, mas a princípio a intenção e testar segmentos onde registramos um maior número de casos e realizar os exames nesta parcela da população”, disse a secretária.

Até o momento, a cidade recebeu 9.920 testes (PCR) do Ministério da Saúde e comprou quatro mil testes rápidos, totalizando 13.920. Desses, 12.816 já foram usados. Além disso, outros 300 foram pactuados com o Laboratório de Corrêas. Segundo a secretária, os testes disponíveis em estoque devem durar até a próxima semana. Fabíola disse ainda que a cidade não recebeu nenhum lote de teste de empresas privadas.

A secretária explicou que o município segue a recomendação do Ministério da Saúde, que é testar apenas pessoas com algum sintoma de síndrome respiratória. “No cadastro no site da prefeitura a pessoa tem que declarar que teve algum sintoma para fazer o exame e, quando testa positivo, temos uma equipe que faz o monitoramento desse paciente e convoca os familiares e pessoas com quem ela teve contato, que estejam apresentando sintomas, para também fazer o teste. Todo esse protocolo é do Ministério e seguido pela prefeitura”, concluiu.

Últimas