Com menos ônibus nas ruas, passageiros enfrentam aglomerações nos coletivos

16/03/2021 16:40
Por Janaina do Carmo

Um vídeo postado nas redes sociais na segunda-feira (15) mostra a dura realidade diária de quem utiliza o transporte coletivo em Petrópolis. Ônibus lotados, menos veículos, linhas e horários reduzidos viraram rotina e assusta quem precisa utilizar o transporte em meio a uma pandemia. 

As imagens divulgadas mostram o coletivo da empresa Turb da linha 700 – Terminal de Itaipava lotado, resultando na discussão entre um passageiro e o motorista, que não permitiu a entrada do usuário no ônibus devido a lotação máxima permitida.

A confusão aconteceu no Terminal de Corrêas e durou pouco mais de dois minutos e as imagens foram gravadas por um dos passageiros. Na segunda-feira, o sistema de transporte operou com horário diferenciado dos dias úteis, mesmo não sendo ponto facultativo, o que gerou reclamações e cenas de ônibus ainda mais lotados.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte (Setranspetro), os ônibus operaram com horário de sábado, mas com reforço em algumas linhas devido ao feriado desta terça-feira, dia 16 (aniversário de Petrópolis). Segundo o sindicato, nos dias que antecedem os feriados é costume o funcionamento dos ônibus não seguir os mesmos horários dos dias úteis.

As imagens registradas pelos passageiros da linha 700 também foram denunciadas por usuários de várias outras localidades da cidade, como Mosela e Caxambu. Muitos passageiros questionaram a mudança no horário por parte das empresas, mesmo não sendo ponto facultativo e sem que houvesse uma comunicação prévia.

Em nota, a Turb informou que “o tumulto registrado no Terminal Corrêas aconteceu porque um passageiro tentou embarcar em um ônibus da linha 700 – Terminal Itaipava, sendo impedido pelo motorista, visto que a ocupação total do ônibus tinha acabado de atingir o limite imposto pela norma técnica estabelecida pela vigilância em saúde, divulgada no dia 16 de junho de 2020, no Diário Oficial do município, que estabeleceu dois passageiros por metro quadrado em pé e 100% dos assentos ocupados nos ônibus. No mesmo instante da confusão, o passageiro tinha como opção utilizar a linha 750 – Terminal Itaipava x Terminal Corrêas ou a linha 700 – Terminal Itaipava, que havia acabado de chegar ao local”.

A empresa informou também que não houve qualquer advertência ou punição ao motorista. A Turb ressaltou que o profissional agiu de forma correta seguindo as determinações da empresa e das autoridades sanitárias em relação às normas para o enfrentamento ao coronavírus.

A Tribuna também questionou a Prefeitura que em nota informou que a “CPTrans segue trabalhando para garantir mais ônibus em circulação no município, mas lembra que o retorno de 100% da operação é uma questão que está judicializada, já que as empresas alegam na justiça desequilíbrio financeiro que impossibilita a retomada de todo o serviço. Hoje, 70% da frota está em operação, com reforço no número de viagens nos horários de pico. O município vem tomando todas as medidas cabíveis para reverter o quadro e garantir mais veículos em circulação. Sobre a fiscalização, cabe frisar que as ações são permanentes. Apenas este ano foram quase 2.900 vistorias que geraram 135 notificações, se estendendo a todas as empresas atualmente em operação no município (cinco no total). Cabe lembrar que uma mesma notificação pode conter apontamentos de diferentes irregularidades identificadas”.

Últimas