Com museus e lojas abertas, feriadão de Corpus Christi deve aquecer o turismo
Nesta semana, o feriado de Corpus Christi será prolongado para muita gente. Quase 68% da rede hoteleira de Petrópolis está reservada para a data. A procura por hospedagens tem sido grande em toda a cidade. Para quem vai tirar uma folga, a visitação aos atrativos da cidade é uma boa opção de passeio. Os pontos turísticos funcionarão em horário normal entre amanhã e domingo. E boa parte do comércio também vai funcionar. Mais de 200 lojas devem abrir neste feriado, entre o Centro e o polo de moda do Bingen. No distrito de Itaipava os shoppings funcionarão em horários normal.
Neste mês de junho, os dois feriados e a tradicional festa do colono alemão prometem movimentar o turismo e o comércio da cidade. Com isso, boa parte dos comerciantes firmaram o Termo de Adesão entre o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomercio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (S.E.C.P.). “O frio chegou, e a cidade fica mais movimentada. Esperamos que muitos turistas visitem a cidade, tanto no feriado, quanto em todo este final de semana. Com os eventos programados para este mês, a expectativa é que o movimento seja positivo para o comércio” comentou, Marcelo Fiorini Presidente do Sicomercio.
Na Rua Tereza cerca de 151 lojas devem abrir amanhã, de 9h às 18h. No Centro, 30 lojas, além de farmácias, supermercados, mercados e minimercados estarão funcionando em horário normal. No polo de moda do Bingen, 14 lojas vão abrir de 9h às 15h. No distrito de Itaipava, os shoppings abrem normal, na quinta e domingo, de 9h ás 22h. A Feirinha de Itaipava, todos os dias, de 10h às 19h. E o Hortomercado, quinta e sábado, de 8h às 18h, na sexta, de 9h às 18h, e domingo de 8h às 13h.
Os atrativos estarão abertos de quinta a domingo
Em vários pontos da cidade os atrativos turísticos estarão abertos: o Museu Casa de Santos Dumont, de 9h às 17h30, o Palácio de Cristal, de quinta a sábado, de 9h às 21h, e domingo até as 18h. O Museu Casa do Colono, de 8h30 às 16h, Museu Imperial, de 11h às 18h, Palácio Amarelo e o Palácio Rio Negro, de 10h às 17h. O Palácio Quintandinha, de 9h30 às 17h, Museu de Cera de Petrópolis, de 10h às 17h, e sábado até as 18h, e a Casa da Ipiranga, de 14h às 18h.
A Casa Stefan Zweig, no Valparaíso, vai funcionar de sexta a domingo de 11h às 17h, e o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro somente no sábado e no domingo no mesmo horário. A Casa Cláudio de Souza abre na sexta feira de 11h às 18h, o Palácio Itaboraí abre para visitação externa somente no sábado de 9h às 17h. O Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro, e o Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, na Mosela, vão abrir na sexta feira. O Centro Cultural de Cascatinha, no sábado de 9h às 12h, e o Centro Cultural de Pedro do Rio na quinta e sábado de 9h30 às 15h, e sexta até as 18h.
Os parques da cidade também estarão abertos para visitação e lazer: o Parque Cremerie funciona de 8h às 17h, Parque Municipal, em Itaipava, de 7h às 18h. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Bonfim, de 8h às 17h, o Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, de 8h às 17h.