Com prazo de licitação perdido, Petrópolis deve ficar sem iluminação de Natal este ano

24/10/2020 15:30

Sem a realização da licitação para a instalação da iluminação do Natal Imperial, que deveria ter sido feita com 60 dias de antecedência, Petrópolis deverá passar as festividades de fim de ano sem a tradicional decoração que encanta moradores e turistas e impulsiona a economia. Apesar disso, a Prefeitura de Petrópolis garante que o evento não foi cancelado, apenas suspenso devido à pandemia, e sugere um modelo alternativo de programação, no formato online, a exemplo do que foi feito na Bauernfest.

Para Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio, a possibilidade de não acontecer o Natal Imperial é prejudicial para o setor de bens e serviços, pois o evento atrai muitos visitantes e turistas para cidade. “Com a abertura das barreiras sanitárias e a flexibilização do setor hoteleiro, o governo municipal poderia ter pensado na decoração da cidade apenas com luzes, sem shows e eventos, que geram aglomerações”, diz.

O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), Samir El Ghaoui concorda que a programação poderia ser suprimida ou realizada de outra forma, mas argumenta que as decorações e iluminação seriam importantes para valorizar o turismo da cidade e fortalecer a economia neste período. 

“O Natal Imperial não é um produto só para o turista, mas também para o morador. Não ter é uma grande perda. Entendemos a situação atípica devido à pandemia, mas precisamos seguir em frente, a exemplo de cidades como Gramado, que vai fazer sua decoração dentro dos protocolos de segurança. Levamos o tema ao Comtur e os membros do conselho também lamentaram a ausência da decoração, que nem dá mais para licitar. Vamos em frente, em busca de dias melhores”, pontua.

Últimas