Com agravamento da pandemia, Câmara acha difícil volta das aulas presenciais em abril, mas Prefeitura confirma

02/03/2021 16:04
Por Janaina do Carmo

Com um quadro epidemiológico ainda preocupante, o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, o vereador Yuri Moura (PSOL) acha pouco provável que as aulas presenciais sejam retomadas em abril, conforme planejamento da Prefeitura de Petrópolis. Na noite de segunda-feira (1º), uma audiência pública discutiu o assunto e também o processo seletivo realizado no ano passado pela Secretaria de Educação.

“O que estamos vendo neste momento é um aumento dos casos da doença em várias cidades próximas à nossa e também nos Estados. Acho difícil mantermos esse calendário de 5 de abril”, ressaltou o vereador, lembrando que no dia 15 deste mês haverá uma reunião com representantes da Prefeitura, do Conselho Municipal de Educação (Comed), dos sindicatos dos profissionais da categoria e também da Câmara para discutir o assunto.

Em nota enviada à Tribuna na tarde desta terça-feira, no entanto, a Tribuna reafirmou o retorno das aulas presenciais no município para o dia 5 de abril, de forma gradual e escalonada. Seguindo o decreto municipal, uma avaliação do cenário epidemiológico do município será feito antes da liberação.

De acordo com o cronograma apresentado pela Prefeitura de Petrópolis, a partir do dia 5 de abril as aulas de forma híbrida (on-line e presencial) seriam autorizadas tanto na rede pública quanto particular. No entanto, antes da retomada, as unidades vão passar por vistorias e receberão um selo de boas práticas contra a covid-19.

Essas fiscalizações nas escolas das redes pública e particular devem começar essa semana. As vistorias serão realizadas pelo Comed, pela Comissão de Educação da Câmara Municipal e também pelo Ministério Público (MP). As aulas presenciais em toda a cidade estão suspensas desde o dia 16 de março de 2020.

Últimas