Com receitas e visitas a restaurantes, petropolitano faz sucesso nas redes sociais

09/jun 08:51
Por Enzo Gabriel

O petropolitano Gabriel Frazão vem se destacando nas redes sociais quando o assunto é a área gastronômica. Com foco em receitas, dicas e visitas a lanchonetes e restaurantes do município, Frazão mostra com simplicidade e espontaneidade, tudo que é ligado à cozinha.

Início da trajetória

Quem o vê nos vídeos atualmente, não imagina como foi a trajetória. E é sobre isso que ele fala, em entrevista exclusiva à Tribuna de Petrópolis.

“Sempre estive na cidade, com a relação que o povo petropolitano costuma ter. Quando terminei o ensino médio, existia a possibilidade de vida no Rio de Janeiro e isso era marcado. Na época, somos pressionados a fazer algo que iremos seguir pelo resto da vida. Só que a vida não funciona assim e não temos maturidade para decidir isso aos 18 anos”, conta Gabriel.

A necessidade de escolher um caminho fez com que ele, pela primeira vez, escolhesse a área gastronômica, em uma experiência que não teve o desfecho esperado.

“Eu gostava de cozinhar, mas nunca tinha entendido isso como uma possibilidade de profissão. Nessa crise de escolher o que iria seguir, pensei na gastronomia, mas era algo muito caro e tinha em pouquíssimo lugares. Na época, o Senac abriu uma turma pequena em Petrópolis e eu comecei a fazer gastronomia. Quando eu estava no primeiro período, não me conectei com a galera e uma professora perguntou se eu tinha certeza que era realmente isso que eu queria, dizendo que eu cozinhava bem, mas questionando se estava preparado para a vida dentro de uma cozinha, com pouco reconhecimento e muito trabalho. Esse papo foi primordial, já que depois disso nunca mais voltei para dentro da faculdade e fiquei desiludido, ainda pensando no que iria seguir dentro do mundo acadêmico, já que, na época, isso era muito necessário e entendido como a única possibilidade”, afirma.

Mudança para artes cênicas

“Ainda tentando entender o caminho, fui cursar teatro e assim segui minha vida durante muitos anos, chegando a ingressar no mestrado, tendo trabalhos e pesquisas publicadas. Eu trabalhei como ator e as redes sociais começaram a surgir de uma maneira mais forte. Na época, fiz um trabalho no Teatro Municipal, há cerca de 12 anos, e o diretor gostou de mim, me convidando para atuar com companhias internacionais. Assim, trabalhei mais ativamente no backstage, trabalhando no Municipal, na Cidade das Artes, em Manaus, no Teatro Colon, na Argentina, e em diversos outros teatros. No entanto, na época, prestava serviços para o Estado e com toda a crise que o Rio de Janeiro esteve envolvido durante o governo do Sérgio Cabral, fui obrigado a mudar de área, já que cheguei a ficar cinco meses sem salário”, revela Gabriel sobre sua trajetória em outra área profissional.

Retorno para a área gastronômica e participação no MasterChef

“Eu gostava de receber a galera em casa para cozinhar, fazer um jantar e tomar um vinho, mas não imaginava que isso poderia ser uma profissão. Nisso, começaram a botar pilha para eu postar fotos do que eu fazia no Instagram, que na época ainda não permitia vídeos, e eu comecei a achar legal postar nas redes. Por pressão dos amigos, me inscrevi e fui selecionado para o MasterChef, sem nunca ter assistido, em 2018. Lá não foi uma experiência positiva. Não se trata de algo sobre quem cozinha ou não cozinha e só tive esse entendimento lá dentro, gravando. Assim, joguei a toalha e deixei de entregar um prato na competição”, diz Frazão a respeito do retorno para o mundo gastronômico e a participação no programa.

Novas oportunidades

Saindo do reality, novas portas foram abertas: “Assim que saí de lá, as oportunidades foram aparecendo e eu fui entendendo melhor o mercado de publicidade nas redes sociais. Logo, fui chamado para ser chef do TudoGostoso, que é o maior site de receitas da América Latina, onde estou há seis anos. Assim, juntei minha formação em teatro e minha expertise em se comunicar, com a cozinha. Juntando comunicação, rede social e cozinha, temos venda, então ainda sou vendedor. A partir daí, passei a valorizar também as minhas redes sociais pessoais”.

Projetos próprios nas redes sociais

O investimento nas redes sociais é recente e surgiu após anos de trabalho com marcas para outras empresas: “No meu pessoal, comecei a investir há pouco menos de um ano. Antes, eu fazia tudo de uma forma mais esporádica, sem dar tanta atenção, já que produzia conteúdo para outras marcas. A gente precisa entender que todos somos criadores de conteúdo. Quem não é, está atrasado. Concordo que é horrível, mas não tem alternativa. Hoje, meu foco está no meu perfil pessoal e venho aprendendo a linguagem da plataforma. Assim, estou crescendo”.

Visitas a restaurantes

“A minha experiência nos restaurantes cada vez é menos anônima, já que as pessoas acabam reconhecendo. No meu trabalho de avaliação, tento ser imparcial, falando sempre a verdade baseada nos dois lados. Sei como é difícil o outro lado, então seria muito injusto se eu chegasse e falasse mal dos lugares. Então, não posso minar a própria cidade, que já passa por um aperto econômico. Os vídeos no restaurante têm um engajamento muito alto, já que são muito locais. Um destaque é a posição que eu tomei de fazer os vídeos sem receber dos estabelecimentos, então consigo fazer algo diferente do feito por outros perfis. Tenho uma preocupação genuína com os negócios da cidade e isso foi uma das coisas que me motivou a fazer esse tipo de conteúdo”, afirma Gabriel, sobre o que é um de seus principais conteúdos.

Projetos para o futuro

“Estarei junto com a galera cervejeira em breve, fazendo conteúdos de Bauernfest e Biergarten, além de outras ações. É um legado que temos na cidade e precisamos ficar atentos, investindo sempre. A meta é seguir criando conteúdo, postando receitas e falando sobre a minha vida, já que o público gosta”, finaliza o cozinheiro e criador de conteúdo.

Para acompanhar mais o trabalho e a vida de Gabriel Frazão, basta acessar o perfil do Instagram @frazaocozinha.

Últimas