Com salários atrasados, funcionários da Força Ambiental paralisam atuação e cidade fica sem coleta de lixo
A cidade amanheceu nesta terça (8) sem a coleta de lixo depois que os funcionários da Força Ambiental – empresa responsável pelo serviço – cruzaram os braços. Eles alegam que os salários do mês de setembro, que deveriam ter sido pagos no dia cinco deste mês, estão atrasados. De acordo com os trabalhadores, foi pago até agora apenas 30% dos rendimentos. A categoria ressalta que só volta ao trabalho quando o pagamento integral for efetuado.
Leia também: Disque-Denúncia oferece recompensa por informação sobre suspeito de roubo a residência em Itaipava
Na manhã desta segunda (7), cerca de 100 funcionários estavam reunidos no pátio da empresa na Duarte da Silveira. Eles aguardavam o resultado de uma reunião entre os diretores da Força Ambiental e representantes da Prefeitura. No início da tarde a situação ainda não havia sido resolvida. “Só tiramos os caminhões da garagem quando o dinheiro for depositado. Não há acordo”, disse um funcionário.
Em nota, a Prefeitura negou que a coleta tenha sido prejudicada e afirmou que o serviço estava sendo feito normalmente. No entanto, nos locais onde a coleta acontece as terças-feiras o lixo continuou acumulado nas caçambas. Foi o caso do Caxambu, por exemplo. Por toda a região, as lixeiras estavam lotadas e não houve coleta. Nos pontos onde não há caçamba, o lixo estava espalhado nas calçadas.
Ainda na nota, a Prefeitura disse que vai cobrar da empresa explicações, uma vez que o pagamento ao consórcio estava previsto para acontece na terça-feira (8), conforme havia sido acordado. A Força Ambiental também emitiu nota informando que está trabalhando para regularizar a situação ainda esta semana para que os trabalhos sejam normalizados. A empresa não informou sobre os débitos da Prefeitura e de quanto seria a dívida até o momento.
Por dia, são recolhidos cerca de 400 toneladas de lixo em toda a cidade. De acordo com informações no site da Comdep, a coleta deveria ter ocorrido ontem em 19 pontos da cidade: Carangola, Roseiral, Jardim Salvador, Caxambu, Floresta, Bairro Esperança, Humberto Rovigatti, Samambaia, Prado, Vale dos Esquilos, Retiro, Chácara das Rosas, Atílio Maroti, Cascatinha, Itaipava, Cuiabá, Pedro do Rio, Posse e áreas de difícil acesso da Estrada da Saudade.
A Força Ambiental é responsável pela coleta de lixo na cidade desde 2017. O serviço é feito em conjunto com a PDCA – empresa responsável pela administração do aterro sanitário. No ano passado, a Prefeitura renovou o contrato com o consórcio pelo valor de R$ 33 milhões.