Com sonho olímpico, halterofilista petropolitana faz vaquinha para participar de campeonato nacional

19/05/2022 08:00
Por Jussara Madeira, especial para a Tribuna

A atleta petropolitana Júlia Satyro vem se destacando no levantamento de peso, esporte que começou a praticar recentemente e que já lhe rendeu duas medalhas de ouro em competições estaduais. Pronta para participar do seu primeiro campeonato a nível nacional, mas ainda sem patrocínio, a jovem está fazendo uma ‘vaquinha’ virtual para custear a viagem.

Com apenas 17 anos, Júlia é uma grande promessa no esporte olímpico de levantamento de peso. Em apenas seis meses competindo, ela já ganhou duas medalhas de ouro e entrou para o ranking nacional, ganhando a segunda posição na categoria sub-17 até 49kg. 

Júlia já praticava ginástica artística há cinco anos em um projeto social da cidade, quando, no ano passado (2021), resolveu começar a praticar CrossFit, na unidade da Crown Petrópolis, atividade física que une a ginástica, o levantamento de peso e o endurance. Na prática esportiva, ela participou de três campeonatos colhendo dois títulos de campeã (categorias individual e mista) e um de vice-campeã. 

“Após alguns meses de prática de Crossfit fui convidada pelo João Marcos, meu treinador, para ser atleta de Levantamento Peso Olímpico. Inicialmente o objetivo era participar apenas de competições amadoras, pois meu treinador identificou em mim potencial para o esporte”, contou a jovem. “Comecei a treinar o levantamento de peso em junho de 2021 e logo após, em dezembro, surgiu a primeira oportunidade de competir”, ressaltou.

Até agora, em todos os campeonatos que competiu, Júlia se destacou. No Open de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), o primeiro, conquistou o ouro na categoria até 49kg, levantando a soma de 103kg, nos dois movimentos exigidos no esporte (ARRANCO E ARREMESSO). Já em março deste ano, Júlia participou da Copa Santa Luzia na Apcef, na sede da Federação de LPO do Estado do Rio de Janeiro. Nesta competição, a atleta conquistou o primeiro lugar com a soma de 108kg. Após o resultado da Copa Santa Luzia, ela entrou para o ranking nacional.  

Julia Satyro foi convidada para competir no Campeonato Estadual sub-20, que aconteceu em abril, onde mais uma vez ficou em primeiro lugar. “Me tornei campeã estadual até 49kg sub-20, levantando 117kg na soma dos dois movimentos esportivos, alcançando assim o índice exigido para o Campeonato Brasileiro sub-20 que acontecerá no dia 03 de junho, em Sete Lagoas-MG”, contou. 

Como ainda não é uma atleta federada, os custos de inscrição, transporte, hospedagem e alimentação ficam elevados, sem falar no curto prazo para conseguir levantar os valores. Desta forma, Júlia foi incentivada a fazer uma vaquinha virtual. A jovem tem como meta arrecadar R$ 2,5 mil. Uma forma de todos poderem incentivar a esportista petropolitana, com o valor mínimo de R$ 10. Segue o link para quem quiser ajudar a jovem promissora a conquistar mais uma medalha https://abacashi.com/p/lposportclub.

Últimas