Combate ao coronavírus: prefeito determina o fechamento do comércio
O prefeito Bernardo Rossi, após uma reunião do secretariado que aconteceu neste sábado (21), divulgou um vídeo informando que a decisão da reunião foi o fechamento do comércio em geral, por 15 dias, a partir de segunda-feira. Todos os estabelecimentos comerciais, shopping centers, centros comerciais, polos de moda e congêneres, bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares localizados no município ficarão fechados. Apenas supermercados, petshops, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios, ainda que funcionem no interior dos estabelecimentos, poderão estar em funcionamento. Os restaurantes deverão adotar o sistema de delivery de produtos e alimentos, sem nenhum tipo de consumo no local.
“A única forma de combater o coronavírus é o isolamento. É importante que as pessoas fiquem em casa.”, disse o prefeito durante o vídeo.
Leia também: Petrópolis registra a primeira morte por coronavírus
No vídeo, o Secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Marcelo Fiorini, informou que é importante que o comercio varejista esteja fechado. Disse ainda que já foi fechado com o Sindicato dos Empregados uma convenção que permitirá as férias coletivas, que poderão ser compensadas depois, segundo ele.
Assista ao vídeo:
A Secretaria de Assistência Social vai fechar as unidades do CRAS e CREAS em todo município. Será disponibilizado um 0800 para realizar os atendimentos à população. A Comdep vai estabelecer que todos os funcionários com mais de 60 anos deverão ficar em casa nos próximos 15 dias e deu recomendações expressas para que os diretores e gerentes de cada setor reforcem orientações para os servidores permanecerem em casa durante todo o período. O mesmo vale para pessoal da manutenção viária na Secretaria de Obras.
O estacionamento rotativo vai funcionar com a utilização dos aplicativos e os totens espalhados pela cidade, sem o sistema de pagamento em dinheiro para os controladores. A fiscalização será feita de forma aleatória nas áreas cobertas pelo rotativo.