Comdep: licitação de R$ 2,4 milhões para a compra de madeiras cai na rede como piada

25/11/2021 02:10

E tomou as redes sociais uma publicação – verídica – no Diário Oficial de um contrato feito entre a Comdep e a empresa Maracadu Construções Ltda. para o ‘fornecimento de madeiras diversas’. Valor: R$ 2,4 milhões. Mas, é pau de dar em doido. Dá para construir quantas casas pré-moldadas?  Ou até mesmo uma cidade cenográfica inteira, quem sabe? Mas no edital consta que é para a manutenção de parquinhos e para cercas em locais de descarte de lixo.  O contrato foi lavrado em setembro e o pagamento feito 15 dias depois e de uma paulada (com trocadilho, por favor) só! Mas que sarrafada na gente, Dudu! Para quem duvida segue o link: tá na página 5.

Menos grana

Vale a observação: como o governo federal antecipou o pagamento da aposentadoria por causa da pandemia, neste finalzinho de ano a terceira idade que já parou de trabalhar não terá o que receber e, portanto, reduz a circulação de dinheiro no comércio. Em Petrópolis são mais de 60 mil aposentados.

Gruparj

Hoje e amanhã, o Gruparj Petrópolis vai oferecer o Curso de Educação em Saúde sobre Doenças Reumáticas. Esta é a 44ª edição do evento que ocorre das 14h às 16h, na sede da instituição, na Rua Monsenhor Bacelar.  O curso é indicado para pessoas com patologias reumáticas e seus familiares, estudantes e profissionais da saúde e para comunidade em geral.

A reumatologista Wanda Heloísa Ferreira e a psicóloga Geralda Nascimento Sá, estão à frente do curso, hoje e amanhã, no Gruparj, sobre as doenças reumáticas.

Fazendo falta

Um dos principais ‘cenários’ para o Natal Imperial, o Palácio de Cristal – em obras desde outubro de 2019 – tá fazendo muita falta.  Sem o Palácio, a Casa de Papai Noel foi para o Sérgio Fadel, prédio -sede da prefeitura, mas não é a mesma coisa.

Contagem         

Petrópolis está há 328 dias sem prefeito eleito pelo povo.

Mobilização

Não sei, não, acho que vai ser preciso uma mobilização maior. A prefeitura anunciou que vai retomar a instalação de pluviômetros caseiros nas comunidades para monitorar as chuvas. Em verões anteriores nem mesmo tocando as sirenes as pessoas saíam de casa…

Ideia

Na legislatura passada, o então vereador Márcio Arruda instituiu uma contribuição compulsória entre os colegas: recolhia meio salário mínimo de cada vereador para as obras de Padre Quinha. Podia voltar com algum vereador responsável pela sacolinha.

Abandono

Já são 16 anos que o casarão da esquina da Alberto Torres com a Floriano Peixoto foi desapropriado pela prefeitura – e seria transformado em um centro cultural. São 16 anos caindo aos pedaços a olhos vistos.

Eles têm razão

Galera da Comdep varrendo ali na Praça da Liberdade e constatando: “pessoal que mora aqui reclama de barulho, de shows, mas traz os cachorros para fazer o número dois e não recolhe”.  É fato.

Anistia

Até o dia 10 de dezembro a prefeitura promove o Concilia 2021. A iniciativa visa facilitar a vida da população que precisa quitar seus débitos e dar oportunidade para que o cidadão coloque suas contas em dia, já que, devido à pandemia, muitas famílias passaram por dificuldades. Calma, gente. É em Três Rios. Aqui a prefeitura previu, mas esqueceu de combinar com o judiciário para oferecer assistência gratuita e fazer valer o programa.

O chef petropolitano Marco Lima, com carreira internacional, palestra sobre o tema “Chef de Cozinha pelo Mundo Afora”, hoje, às 19h no Senac Petrópolis.  O ingresso será solidário, com entrega de um quilo de alimento não perecível. Porém, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas neste link.

Telecurso Partisans

Sempre vale a pena lembrar as nossas autoridades que, na emoção do discurso, tascam um “Petrópis”. Melhor falar Cidade Imperial que não tem erro.

Reclamar adianta

Depois dizem que não adianta falar… adianta sim, gente. Ontem evidenciamos os atrasos na publicação online do Diário Oficial do Município. E por um passe de mágica os quatro últimos, sendo o mais atrasado, do dia 12, foram colocados de uma vez só no portal.

Quem sabe?

Será que estamos comemorando antes do tempo? Mas reparamos que mesmo com as chuvas dos últimos dias não houve interrupção de energia elétrica… Antes, dava dois pingos e já acabava a luz…

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas