Comdep vai contratar empresa para recuperar e dar manutenção a calçadas
Ainda que estreita e cheia de obstáculos, a calçada do lado par da Rua Coronel Veiga pode desaparecer devido a falta de manutenção. Em cada cheia do Rio Quitandinha, lá se vai mais um trecho da calçada. Sem expectativa de reparo emergencial por parte da Prefeitura, pedestres se arriscam fazendo um equilibrismo entre meio-fio e margem do rio.
Leia também: Definida empresa que ficará responsável pela reforma e restauração do Theatro D. Pedro
Nesta semana, a Comdep disponibilizou o edital de licitação para contratação de uma empresa que fará a manutenção viária e das calçadas nos cinco distritos. Além disso, a empresa contratada ficara responsável pela prestação dos serviços de limpeza de galerias pluviais, inspeção de galerias, desassoreamento de rios e lagos, manutenção de redes e manilhas e instalação de guarda corpo.
O estado de conservação das calçadas e ruas da cidade é alvo constante de reclamação de pedestres e motoristas. Quem vinha fazendo o serviço de manutenção viária e tapa buracos era a empresa Petrovias Engenharia e Construções, mas o serviço foi paralisado a partir do dia 11 de junho. A publicação consta no Diário Oficial do dia 18 de junho. Segundo a Prefeitura, o contrato com a empresa continua vigente e foi paralisado aguardando dotação orçamentária. Esta empresa foi contratada para fazer a “execução de serviços de recuperação e melhorias na estrutura de diversos logradouros do município de Petrópolis” – programa Mais Asfalto.
Sobre a manutenção das calçadas, a Prefeitura informou que no trecho da Cel. Veiga, a Secretaria de Obras fará uma vistoria no local para determinar as intervenções no trecho. Sobre a conservação de calçadas “particulares”, a Prefeitura informou que o Código de Posturas estabelece que a conservação de calçadas é de responsabilidade do proprietário do imóvel em frente. A Fiscalização atua para exigir o cumprimento. Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone 2246- 9042. Quando é identificada irregularidade, o proprietário do imóvel em frente é intimado a realizar a manutenção.