Comerciantes sofrem com estacionamento irregular nas vagas de carga e descarga do Centro 

20/07/2023 10:41
Por Helen Salgado

O estacionamento irregular em Petrópolis é um dos principais fatores que atrapalham a mobilidade urbana na cidade. No entanto, uma situação tem atrapalhado o dia a dia dos comerciantes: o estacionamento irregular nas vagas de carga e descarga do Centro Histórico. 

De acordo com Samuel Goldoni, que possui uma loja na Rua do Imperador, o problema acontece constantemente. Ele percebe os pontos críticos próximo à sua loja, em frente ao Edifício Gemini, na Rua do Imperador, número 6. 

“A placa de carga e descarga é bem explícita em relação ao tempo máximo de 30 minutos. Se paramos na dupla para descarregar, somos multados. Já é a minha terceira multa. Os caminhões fazem a carga e descarga de estacionamento ali e no carga e descarga em frente à Padaria Comércio. O caminhão das flores está parado há uma semana ali. Precisa de mais fiscalização”, desabafa. 

Para conseguir descarregar as mercadorias, o comerciante precisa pagar estacionamento. “Hoje [quarta-feira], por exemplo, tive que pagar estacionamento para poder descarregar na minha loja”, lembra. 

De acordo com informações do comerciante, não são só caminhões que estacionam no local, mas também carros de passeio e por muito mais tempo que o permitido, que são 30 minutos. 

Procurada, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) informou que rondas são realizadas diariamente em toda a cidade multando e, em casos extremos, rebocando os veículos que estejam estacionados de forma irregular. Denúncias podem ser feitas por meio do número 156.

A CPTrans ressaltou também que está usando a tecnologia das câmeras do Cimop para o videomonitoramento de trânsito, que acontece 24 horas por dia. Ainda de acordo com a CPTrans, placas indicam os locais onde há o videomonitoramento, que neste primeiro momento tem como foco coibir o estacionamento irregular.

Últimas