Comércio da Rua Teresa fatura com movimento da Bauernfest
Diversos setores da economia de Petrópolis, como o comércio, já sentem o reflexo da movimentação por conta da 30ª Bauernfest. O período da festa, que começou na última sexta-feira (14), tem atraído milhares de turistas à cidade, que aproveitam também para fazer compras como, por exemplo, na Rua Teresa. Só no primeiro fim de semana, mais 150 mil pessoas passaram pelo evento, sendo que parte dos visitantes chegou nos mais de 350 veículos de turismo registrados pela CPTrans. Em 15% deles, os passageiros informaram que tinham a intenção de passar pelo polo de modas.
Durante a Festa do Colono Alemão – que este ano vai até 30 de junho -, alguns lojistas chegam a registrar um aumento de até 30% nas vendas. “O movimento deu uma recuperada por conta da festa. E a expansão da Bauernfest para mais dias, um pedido antigo dos empresários, também será muito bom. Já nestes primeiros dias conseguimos perceber a influencia nas vendas”, explicou Nelson Baptista, empresário da Rua Teresa, lembrando que o movimento também é maior durante a semana. “Mesmo na segunda e na terça-feira notamos mais pessoas nas ruas”, completou.
Para atrair ainda mais o público da Bauernfest para a Rua Teresa, empresários, com o apoio da prefeitura, montaram uma série de ações, como divulgação dentro da festa e transporte gratuito durante o fim de semana. Uma van faz o trajeto entre a Bauernfest e a Rua Teresa para o público da festa. Os pontos de embarque e desembarque são na Rua Roberto Silveira, próximo ao Amparo, e na altura do número 122 da Rua Teresa. O serviço foi implementado no primeiro sábado da festa e transportou 176 pessoas.
“Tivemos também outras parcerias com a prefeitura, como atrações da Bauernfest acontecendo aqui na rua, o que deu muito certo. O movimento aumentou”, frisa a presidente da Arte, a associação dos lojistas da rua, Denise Fiorini.
A van faz o itinerário entre a Bauern e a Rua Teresa direto, sem paradas em outros locais da cidade. As viagens partem às 12h, 13h, 14h, 15h e 16h da Roberto Silveira e às 12h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30 da Rua Teresa de volta à festa.