Sem acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e o Sindicato dos Empregados, as lojas estarão fechadas neste sábado, dia 1º de Maio. Por ser o Dia do Trabalhador, é natural que o comércio fique fechado nesta data. No entanto, neste ano houve uma tentativa de negociação.
O não-funcionamento nesta data é previsto em convenção coletiva, mas o Sicomércio tentou abrir uma frente de negociação argumentando uma situação excepcional em função do Dia das Mães e das medidas que fecharam as lojas recentemente. O presidente do sindicato patronal, Marcelo Fiorini, lembrou que haverá funcionamento em Friburgo e Teresópolis.
“A pandemia nos prejudicou muito e alguns parceiros nem conseguiram manter suas empresas e consequentemente os empregos que geravam. Isso é uma excepcionalidade. Nós precisamos trabalhar para tentar equilibrar as contas a cada final de mês e garantir o salário em dia para nossos colaboradores”, disse Fiorini, ressaltando que o comércio ficou 100 dias fechado entre 2020 e 2021.