Comércio inicia os preparativos para as vendas do Dia das Mães

27/04/2023 09:55
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

A contagem regressiva para uma das datas mais importantes para o comércio já chegou: o Dia das Mães. As vitrines já estão enfeitadas, as promoções e novidades começaram a ser lançadas nas lojas físicas e nas redes de venda on-line. Para o comércio petropolitano, uma oportunidade importante para reforçar as vendas.

Uma sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ), feita entre os dias 18 e 20 de abril, com 863 consumidores da cidade do Rio, mostra que 77,2% dos entrevistados pretendem presentear no Dia das Mães. A movimentação financeira estimada é de R$ 714,3 milhões, com gasto médio por consumidor de R$ 167,3.

“O comércio petropolitano vem mostrando resiliência perante os desafios econômicos resultantes da pandemia e da tragédia das chuvas. Mas, para que o setor continue forte é preciso que todos continuem comprando e valorizando os negócios locais. As vendas para essa data começam a ser reforçadas a partir dos próximos dias e a expectativa é de que o volume de vendas seja maior do que o do ano passado”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini, destacando que, nos últimos feriados, o aumento no número de visitantes na cidade contribuiu para as vendas no comércio.

O aumento no número de turistas nos últimos feriados em Petrópolis traz otimismo para o crescimento nas vendas do comércio.
Foto: Divulgação/PMP

“Lugares importantes e que recebem muitos turistas nos feriados prolongados, como a Rua Teresa, já conseguiram perceber essa valorização e maior procura pelas marcas petropolitanas”, acrescenta.

Ainda segundo a pesquisa da Fecomércio RJ, os cinco presentes mais citados pelos consumidores são os perfumes ou cosméticos (29,6%), seguido de roupas (27,4%), calçados, bolsas ou acessórios (19,1%), flores (9,4%) e joia ou bijuteria (8,5%). Outros 16,2% afirmaram que comprarão mais de um presente. O levantamento revela ainda que 65,3% pretendem fazer suas compras em lojas físicas, enquanto 24,9% em lojas virtuais. Já 6,9% disseram que pretendem comprar em ambos.

Últimas