Comércio permanece com as portas abertas no feriado do Dia do Colono
O frio típico da serra e o calendário de eventos especiais fazem de Petrópolis um dos destinos mais procurados pelos turistas e visitantes nesta época do ano. O feriado do Dia do Colono, comemorado na próxima quarta-feira (29), traz com ele uma grande expectativa de movimento em todo o comércio da cidade, já que as lojas estão autorizadas a abrir as portas na data.
Os indicadores da rede hoteleira mostram que o município deve estar cheio na próxima semana e já está difícil encontrar acomodações disponíveis para o período. Além do clima petropolitano, os turistas são atraídos pela 27ª edição da Bauernfest, consolidada como a maior festa do colono alemão do estado do Rio de Janeiro, movimentando a economia e aquecendo o turismo. Boa notícia para os estabelecimentos do Centro Histórico, Rua Teresa, Polo de Modas do Bingen e dos distritos, que estão liberados para funcionar no feriado.
“Esta é uma oportunidade de melhorarmos os negócios e também de oferecer aos que nos visitam mais conforto e possibilidades durante sua estadia na cidade. Por isso, estamos sensibilizando os comerciantes para que eles abram as portas no Dia do Colono”, comentou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini.
A abertura das lojas é possível graças ao acordo firmado na Convenção Coletiva dos sindicatos que representam o setor do comércio no município. O documento, válido até 2018, prevê a abertura facultativa das lojas em todos os feriados, com exceção do Natal, Ano Novo, Dia do Trabalhador e Dia do Comerciário. Para participar, é preciso baixar o termo de adesão no site do Sicomércio e protocolá-lo no Sindicato dos Empregados no Comércio. No acordo, estão previstas compensações ao funcionário que trabalhar no feriado.
O empresário Jorge Ferreira Machado, da loja D’Fashion, localizada na Rua Teresa, está otimista. “Com o frio, houve uma melhora acentuada nas vendas. O inverno trouxe para os polos de moda o cliente de varejo, que também é muito bem-vindo. Esperamos que o público que lota os hotéis também impulsione o movimento no comércio durante o período”, declarou.