Comércio: timidez nas contratações temporárias

06/12/2016 14:37

Faltando dezessete dias para o Natal, os comerciantes de Petrópolis estão apostando nas compras de última hora para o aumento das vendas. Por conta disso, as contratações temporárias que são feitas nessa época do ano ainda estão tímidas em algumas lojas. Alguns comerciantes ainda esperam o aumento no movimento para contratar mais vendedores. 

De acordo com o Sicomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis – nesse ano, a quantidade de vagas temporárias deve ser menor do que a do ano passado e por um período mais curto, no entanto, o Sicomércio acredita que os estabelecimentos de Petrópolis devem criar de 300 a 500 novos postos de trabalho para o período que antecede o Natal.   

O Sindicado dos Empregados no Comércio de Petrópolis está confiante no aumento das vendas e espera que profissionais sejam chamados para ocupar novos postos de trabalho.

“A nossa expectativa é que as vendas melhorem e estamos torcendo muito para que as novas contratações, ainda que temporárias, sejam feitas. Esse final de ano está parecido com o final do ano passado, algumas pessoas ainda estão receosas em investir em mão de obra. Isso somado ao fechamento de algumas lojas. Os atrasos nos salários de alguns trabalhadores de determinados setores também influencia nas vendas. Estamos na torcida para que tudo se resolva, para que as vendas cresçam e para que as lojas contratem mais profissionais”, disse Ernani magalhães, presidente do Sindicato.

Na loja Hering, localizada na Rua Dezesseis de Março, foram feitas oito novas contratações nas últimas semanas. “Contratamos oito pessoas para atuarem nas vendas, o mesmo número do ano passado. Em anos anteriores, como 2009 e 2010, o número de contratações chegava a 20 pessoas. A diminuição é reflexo do momento econômico”, disse Carla Mattos, gerente da loja.

Ainda segundo Carla, as vendas nesse começo de mês ainda estão fracas, mas, como de costume, quando vai chagando perto do Natal, as vendas crescem. “A loja entra no clima e contrata novos funcionários, esperando justamente as pessoas que deixam para comprar mais perto do Natal. Muitos estão esperando a segunda parcela do décimo para escolher os presentes. O importante é que nunca deixam de comprar, ainda que seja uma lembrancinha”, contou Carla.

Algumas lojas estão esperando o movimento aumentar para iniciar as contratações. “Ano passado também foi assim, quando as vendas começam a melhorar, a loja contrata novas pessoas para dar suporte nas vendas”, disse Stefani Andrade, vendedora da ZD. 

Últimas