Comércio Varejista do Estado abre a 37ª Convenção do setor

Documento assinala preocupação com a oneração do setor de comércio e serviços em favorecimento de outros segmentos

19/08/2023 10:54
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Teve início, nessa sexta-feira (18), em Petrópolis, a 37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista do Rio de Janeiro, promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio (FCDL-RJ) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis. A solenidade de abertura contou com a participação de mais de 200 líderes do setor varejista no Villa Itaipava Resorts Conventions. O evento, que continua neste sábado (19), terá um dia inteiro de palestras. A abertura foi marcada pela entrega de um manifesto, assinado por todos os presidentes das CDLs do Estado, além da Confederação e Federação Estadual das entidades, aos senadores Efraim Filho e Carlos Portinho. O documento assinala as reivindicações do setor na reforma tributária que começa a ser votada no Senado, em outubro.

Os empresários enfatizaram a preocupação com a oneração do setor de comércio e serviços em favorecimento de outros segmentos. O manifesto explicita as angústias do setor destacando a defesa de uma reforma tributária ampla que corrija distorções e que permita o crescimento do setor produtivo para a geração de mais empregos e mais renda. “Enfatizamos que a arrecadação tributária pode ser aumentada com o crescimento econômico, sem a necessidade de criação de impostos e aumento de alíquotas que penalizem setores específicos, principalmente o setor do comércio de bens e serviços”, afirmam os empresários no documento.

O tema é o destaque do segundo dia de convenção, neste sábado (19), com apresentação, às 15h30, de Efraim Filho, coordenador do grupo da Reforma Tributária na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, matéria prevista para ser votada em outubro.  Na solenidade de abertura, Efraim destacou o modelo brasileiro como um dos piores no mundo e, além da tributação, a ‘concorrência desleal, formada pela sonegação e pirataria’. Efraim citou ainda o comércio fronteiriço que torna os produtos ‘de fora’, mais atrativos em preços. 

Para Carlos Portinho, “o Senado vai salvar a reforma tributária”, disse se referindo à votação às pressas e falta de transparência da matéria na Câmara dos Deputados.

A convenção foi aberta por Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, anfitriã dos convencionais, que enfatizou a importância do evento como uma plataforma de colaboração entre as Câmaras de Dirigentes Lojistas, promovendo o avanço do comércio varejista, principalmente para os empreendedores de pequeno e médio porte. Além disso, Cláudio ressaltou a relevância histórica da convenção para a CDL local, que celebra 62 anos de existência.

“Exploraremos as oportunidades que surgem da complexidade pós-Covid-19 e abordaremos os desafios convertidos em possibilidades”, declarou Cláudio Mohammad, apontando para a “nova era de colaboração entre as CDLs” que se desenha. O foco é formar forte representatividade que leva aos parlamentos de todas as esferas representantes do pequeno e médio lojista. “Queremos voz para avançar no setor propondo uma legislação que nos garanta crescimento”, afirmou.

Fabiano Gonçalves, presidente da FCDL-RJ, organizadora do evento, destacou a importância da convenção como um caldeirão de experiências compartilhadas e parcerias efervescentes entre empresários e gestores do setor. Ele também frisou o caráter histórico da convenção e sua importância como espaço para compartilhamento de experiências e parcerias frutíferas entre empresários e gestores do setor. “A meta é clara: nutrir um terreno propício ao crescimento sustentável dos negócios. A 37ª Convenção vai ficar para a história pela qualidade das discussões que estão sendo propostas. A cidade sediou a primeira edição e nesta atual vai fazer a melhor de todas”, previu Gonçalves.

José César da Costa, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, enalteceu a “força das entidades locais e a importância da troca de ideias para moldar o futuro do varejo mostrando a grandeza do setor – com 500 mil empresas e 1,4 milhões de pontos de venda – como gerador de empregos e segmento que não pode ser afetado com mais encargos tributários”.

A convenção aborda uma ampla gama de tópicos, desde tendências de consumo até sustentabilidade e inovação, com palestras de especialistas que abordaram a conjuntura econômica e suas implicações no cenário varejista. A propulsão tecnológica foi central, influenciando diretamente as estratégias de vendas e o comportamento do consumidor.

Com discussões abordando desde as tendências de consumo até a sustentabilidade, inovação e gestão de pessoas, a 37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista promete ser um marco na trajetória do setor, inspirando estratégias que moldarão o futuro das empresas e do comércio no estado do Rio de Janeiro.

Prefeito de Campos, Wladmir Garotinho além de comentar a reforma tributária antecipou a meta do painel que apresenta neste sábado, no segundo dia de convenção: “a economia de Campos cresceu 7,6% e um dos motivos foi entender que os setores público e privado se retro alimentam e que devem estar colaborativos”. Para Hingo Hammes, vereador de Petrópolis, a escolha da cidade como sede do evento “coloca um holofote sobre o setor de comércio e serviços e também de toda a economia da cidade”.

Representando o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o deputado licenciado e secretário da capital, Sérgio Fernandes, defendeu que o empresário precisa ser reconhecido e valorizado. “Quem gera emprego, assina carteira é o empresário. As empresas tem uma função social essencial”, pontuou.

Além do presidente da Federação de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, Wagner Gonçalves e do presidente da CDL Jovem, Raphael Paganini, também participaram representantes e presidentes de CDLs Jovens de vários estados e presidentes de todas as CDLs do Rio de Janeiro. Também estiveram presentes o Júlio Freitas, diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae-RJ, o assessor especial da Casa Civil estadual, Albano Batista Filho, Delmir Custódio, representando o Conselho Regional de Contabilidade

Últimas