Comitê Olímpico Brasileiro acerta patrocínio com XP até Jogos de Paris, em 2024

24/05/2021 15:50
Por Marina Aragão / Estadão

A XP é a mais nova patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Time Brasil, que está em preparação para os Jogos de Tóquio – previstos para ocorrer de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 24, durante coletiva de imprensa. O contrato da XP com o COB é para um ciclo olímpico, ou seja, além de Tóquio, a parceria engloba Olimpíada de Inverno 2022, Pan 2023 e Olimpíada de Paris 2024.

A diretora de Marketing da XP Inc., Pethra Ferraz, disse que o patrocínio tende a ser “o principal movimento da marca” em 2021, mas não informou valores do contrato – que vinha sendo discutido desde o fim do ano passado.

Manoela Penna, diretora de comunicação e marketing do comitê, afirmou que, considerando os valores totais dos quatro anos iniciais de parceria, trata-se do maior acordo já fechado diretamente pela entidade que comanda o esporte olímpico no Brasil.

“Para nós, é motivo de orgulho o fato da XP entrar com força no patrocínio esportivo justamente através do COB. Esse é um reconhecimento a todas as possibilidades que a plataforma olímpica pode oferecer às mais diversas marcas”, disse Manoela.

A previsão é iniciar as ações de divulgação já a partir do mês de junho. “(O patrocínio) tem capacidade de gerar conhecimento e visibilidade para a marca. É um evento esportivo abrangente que acaba tendo uma penetração muito grande na vida das pessoas”, pontuou Pethra.

Junto ao patrocínio do COB e Time Brasil, a XP também anunciou a parceria com os atletas Bruno Fratus (natação), Ricardo Lucarelli (vôlei), Cristiane Rozeira (futebol), Mayra Aguiar (judô), Sheilla Castro (vôlei) e Fernando Scherer, o Xuxa (ex-atleta da natação), que formarão o “Time XP” e serão os embaixadores da marca. Sobre a escolha dos nomes, “foi um trabalho feito a quatro mãos com eles (o COB), com uma lista de atletas que têm uma performance interessante, possíveis medalhistas”, explicou Pethra ao Estadão.

A diretora de Marketing disse que os planos incluem parcerias com portais e TV por assinatura para divulgação dos conteúdos da marca, além dos próprios canais e redes sociais da XP. Além dos atletas embaixadores, a empresa também está em negociação com influenciadores digitais, como o atleta paralímpico de Canoagem e ex-BBB Fernando Fernandes.

O foco da XP está mais em produção de conteúdo do que na confecção de peças publicitárias, ressalta Pethra. Segundo ela, a empresa contará com profissionais de imagem e som para fazer uma cobertura dos jogos, com informações e conteúdos exclusivos, e mostrar a história e a vivência dos atletas brasileiros.

“Observar a caminhada de grandes figuras do esporte foi o que me inspirou a fundar a empresa, a seguir em busca do meu sonho, mesmo nos momentos mais difíceis”, declarou Guilherme Benchimol, fundador e presidente executivo do Conselho de Administração da empresa.

“O esporte é muito poderoso, capaz de inspirar a juventude de todo mundo para a prática de atitudes saudáveis e valores positivos. Com parcerias como essa que estamos celebrando com a XP, podemos fazer essa mensagem ter um alcance cada vez maior”, afirmou Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.

Além da corretora de valores, o COB conta com outros três outros patrocinadores oficiais: Tim, Peak e Prevent Sports, esta que fechou acordo para atendimento médico de até 3 mil atletas e a instalação de um centro de medicina esportiva a ser inaugurado em São Paulo. Havaianas, Riachuelo e Aliansce Sonae entram na categoria de apoiadores, e Ajinomoto e BRW Sports Group são parceiros da entidade.

O COB também tem parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro, e com a Match Hospitality AG, revendedora de ingresso e pacote oficial para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Últimas