Concurso exalta beleza e cultura afrodescendente
Na próxima sexta-feira (18), Petrópolis recebe a segunda edição do concurso Beleza Negra. O evento, que tem como objetivo valorizar a cultura afrodescendente e comemorar o Dia da Consciência Negra – no dia 20 de novembro – acontece no Palácio de Cristal, a partir das 17h30. Um desfile será realizado e os jurados irão escolher o mister e a miss para representarem a beleza negra da cidade. O concurso também visa formar modelos e garantir o espaço dos negros nas passarelas.
Diogo Edson, um dos organizadores do evento, disse que este ano o evento contou com 90 inscritos. Na seleção, que aconteceu no dia 21 de agosto, 15 mulheres e 10 homens foram selecionados. A novidade deste ano é o desfile mirim, onde crianças mostrarão seu talento nas passarelas, mas não vão concorrer. Os ganhadores serão presenteados com um book e serão contratados por uma agência de modelos.
Diogo disse sentir falta de oportunidade de eventos como este na cidade, já que a maioria da população de Petrópolis é de negros. “Por meio do concurso de beleza negra temos a chance de lutar pelos nossos direitos e lugar na sociedade, eventos para os negros precisam ser mais realizados na cidade. Não temos festa voltada para nós, sempre estamos em segundo lugar. Resolvi fazer porque sentimos falta da valorização da nossa cultura”, disse.
Sobre os trajes, Diogo contou que nesta edição todas virão com o look inspirados na beleza negra, como turbantes, além da maquiagem que representa a cultura afrodescendente.
Alessandra Petronio, de 23 anos, que participou da primeira edição, disse que o evento não só ressalta a beleza negra e a valorização da raça, mas também traz alegria e divertimento para Petrópolis. "É um dia de muita alegria. Além do desfile, grupos de danças da cidade vão se apresentar. É o momento de mostrar nosso talento. O talento da raça negra, " concluiu.